quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

LIVRO NO CINEMA: Exibição "On The Road Pelo Mundo" é encerrada

Por Juliana Garzon

O ator Garrett Hedlund rodeado por livros
Há um ano e meio o Beat Museum (em São Francisco) exibe uma coleção magnífica chamada On The Road Pelo Mundo, que consiste em algumas centenas de cópias de On The Road em mais de 25 línguas diferentes. Isso prova  poder e o alcance do trabalho de Kerouac.

Você provavelmente ouviu que quando Truman Capote foi perguntado sobre On The Road na década de 1950, o comentário dele foi "Isso não é escrita, é digitação". Sem ofensa, Capote, mas depois de 55 anos nós ainda temos que imaginar para quantas línguas A Sangue Frio foi traduzido, e em quantos lugares pelo mundo ele está atualmente disponível para compra.

Os livros da exibição On The Road Pelo Mundo são de uma coleção particular de Horst Spandler. Horst vive na Alemanha e é um grande amigo de Ruth Weiss. Quando chegou a hora de mandar os livros de volta para a Alemanha, eles atrasaram a desmontagem da exibição em algumas semanas para coincidir com a chegada do Hudson '49, dirigido por Garrett Hedlund (mais sobre a entrega do carro: 1 e 2). Jerry Cimino, o dono do museu, achou que seria ótimo ter uma sessão de fotos com os livros rodeando Garrett no Beat Museum. Um bônus foi fazer com que Al Hinkle (o único homem a ter andado no Hudson original e que ainda está vivo) também participasse.

O ator Garrett Hedlund e Al Hinkle no Beat Museum
 Fonte e mais fotos: Beat Museum.

Aproveitando o assunto, estou participando de mais uma ação que tem como objetivo divulgar o trabalho e prestar homenagem a Jack Kerouac e gostaria de convidar os leitores do "Sociedade do Livro":

Clique na imagem para acessar o site do projeto

A iniciativa foi idealizada por uma fã francesa do autor Jack Kerouac, que completaria 90 anos em 12 de março deste ano, e tem o objetivo de produzir um tributo ao autor, reunindo depoimentos de todos os lugares do mundo sobre como o trabalho dele influenciou, de alguma forma, a vida dos leitores. E claro que, com isso, também será feita o promoção do filme “On The Road”, dirigido por Walter Salles e com Garrett Hedlund, Sam Riley, Kristen Stewart, Viggo Mortensen, Kirsten Dunst, Steve Buscemi (e muito mais) no elenco.

Os depoimentos recolhidos serão reunidos em uma transcrição contínua, assim como o manuscrito original de “On The Road”. A meta é ambiciosa: alcançar os mesmos cerca de 37 metros do material original!
Esse rolo de papel final será encaminhado ao Beat Museum em São Francisco. Não há lugar melhor, certo??

Como participar: os depoimentos serão publicados em inglês e francês (as duas línguas faladas por Kerouac). Como o projeto tem uma representante do Brasil, quem tiver dificuldades em escrever em inglês pode me mandar o depoimento em português por email (webmiss_ju@hedlundbrasil.net) que eu faço a tradução. Aqui você pode conferir os depoimentos já postados (página traduzida c/ tradutor online).

Siga o projeto no Twitter e no Facebook.

Nenhum comentário:

Postar um comentário