segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Resenha - "Glimmerglass" de Jenna Black

Por Roh Dover



Título Original: Glimmerglass
Título Nacional: Glimmerglass
Autor: Jenna Black
Tradução: Cristina Calderini Tognelli
Lançamento: 2011
Páginas: 264
Editora:Universo dos Livros
Categoria: Aventura/Jovem Adulto

#1 série Faeriewalker 
 
Sinopse:Dana Hathaway ainda não sabe, mas vai acabar se metendo em apuros quando decide fugir de casa para encontrar seu misterioso pai na cidade de Avalon: o único lugar na Terra onde o mundo real e o mágico se cruzam. No entando, assim que Dana põe os pés em Avalon, tudo começa a dar errado, pois ela não é uma adolescente comum - ela é uma faeriewalker, um indivíduo raro que pode viajar entre os dois mundos e a única pessoa que pode levar magia ao mundo humano e tenologia a cidade de Faerie. Não demora muito e Dana envolve-se no jogo implacável da política do mundo da magia. Alguém está tnetando matá-la, e todos parecem querer alguma coisa dela, desde seus novos amigos, a família até Ethan, o lindo garoto com poderes fantásticos com quem Dana acha que nunca terá uma chance...até ter uma. Presa entre esses dois mundos, Dana não sabe bem onde se encaixa ou em quem pode confiar, muito menos se sua vida um dia voltará a ser normal.

"Glimmerglass" de Jenna Black é perfeito para as adolescentes. Possui uma escrita juvenil, que a própria autora afirma ter pedido ajuda para transmitir sua escrita de uma forma natural, igual a linguagem utilizada pelos adolescentes. E deu certo, dentro da minha imaginação completamente fértil, eu imaginava a personagem principal do livro como uma adolescente completa.
"Glimmerglass' é o primeiro livro da série Faeriewalker e narra a história de Dana, que após fugir de casa para encontrar seu pai no mundo mágico de Avalon, único lugar no mundo que o mundo dos humanos e o mundo mágico de Faerie se juntam, acaba por ser o centro das atenções políticas de todas as partes sobrenaturais, correndo grande perigo. A trama mistura aventura sobrenatural com um toque de poder político, o que faz o livro ser completamente de entretenimento ao mesmo tempo que mostra um fundo, que se fosse mais pesquisado, poderia ser descrito como complexo e profundo em sua narração.
Em "Glimmerglass", entramos na vida de Dana, que tem uma mãe alcoólatra e um pai sobrenatural que detém muito poder no reino de Avalon. Talvez por este ser o primeiro livro da série, a autora quis  mostrar a vida e os projetos que têm para a personagem central, fazendo um livro mais histórico e sem ação. 
O que nos faz ficar preso ao livro é exatamente o tema da política que envolve Avalon, um reinado que assim como nosso mundo, tem alfândega e regras políticas. Avalon fica perto de Londres - Inglaterra, e os humanos passam por lá como se fosse qualquer outra cidade turística. Entre Avalon, o mundo dos humanos também existe Faerie, governado por duas rainhas. A cada ano, um novo cônsul dos três diferentes mundos é eleito. Com a chegada de Dana, que não é uma mera humana, os três indicados para a  cadeira de novo cônsul tentam de qualquer maneira ter Dana entre suas mãos, detendo assim  o poder maior de voto.
Com tantos personagens em quem desconfiar, ficamos virando as páginas do livro para tentar descobrir quem é amigo de Dana, e quem é aquele que a quer pelo poder que ela emana. A própria Dana desconfia de todos, até de seu pai, transformando o livro em um laço de corrupção e poder, misturando com aquele toque jovial e extremamente adolescente da escrita de Jenna.
Um livro de entretenimento para passar momentos de  uma leitura gostosa, em um mundo que Jenna inventa, e para as meninas se deleitarem com os maravilhosos homens feéricos de Avalon. Aqueles que lerem "Glimmerglass", com certeza se sentirão tencionados a continuar lendo a série de Jenna Black.

Este livro foi disponibilizado pela Editora Universo dos Livros 


Nenhum comentário:

Postar um comentário