segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Resenha - "O Verão que Mudou Minha Vida" de Jenny Han

 Por Roh Dover

Título Original: The summer I turned pretty
Título Nacional:O Verão que Mudou Minha Vida
Autor:
Jenny Han
Ano de Lançamento:
2011
Número de Páginas:
287
Categoria:
Romance
Editora:
Galera Record

Sinopse: A vida de Belly é medida em férias de verão. Para ela, todas as coisas boas só acontecem entre os meses de junho e agosto, quando está na casa de praia junto a Susannah, única e melhor amiga de sua mãe e uma espécie de tia, e seus dois filhos, Jeremiah e Conrad. Mais do que irmãos postiços e companheiros de férias, os filhos de Susannah tornaram-se o centro das suas emoções. A véspera do aniversário de 16 anos de Belly marca também o fim daquele que parece ser o último verão onde estarão todos reunidos em Cousins Beach. A partir do ano seguinte todos estarão ocupados demais e talvez algum deles já nem esteja mais entre nós.





“O Verão que Mudou minha Vida” de Jenny Han é mágico, mesmo não contendo nada sobrenatural em seu enredo. É mágico assim como nossas férias de verão. E assim como nossas férias de verão, nos encantam e são eternas. “O Verão que Mudou Minha Vida” nos fará relembrar os verões vividos e aqueles que ainda estarão por vir.

Em “O Verão que Mudou minha Vida” a trama se desenvolve em uma casa de veraneio, onde Belly desde que nasceu passa seus verões, na casa de Suzannah, melhor amiga de sua mãe, e junto com elas, seu irmão mais velho, Jeremiah e Conrad, filhos de Suzannah. Entre a narração nos dias atuais e as situações vividas no passado, Belly nos explica sua paixão pelo mar, pela casa, por aquela família e por todos os verões, e também por Conrad. Vamos junto com Belly, através das suas férias nos apaixonando por tudo que vemos. Apaixonamos-nos por ela, pela casa e pelos meninos. Apaixonamos-nos por Jeremiah e por Conrad, não há quem não se apaixone pelos dois, de uma vez só.

Nesse verão, Belly irá completar 16 anos, e apesar de ser a caçulinha da turma e a que sempre é rejeitada pelos três meninos mais velhos, este ano ela cresceu e se tornou mulher aos olhos dos dois garotos. Em uma trama que parece tender para o caminho de um triângulo amoroso, podemos até pensar que não agüentamos mais ver isto, porém, em “O Verão que Mudou minha Vida” tendemos a nos dividir e não querer machucar os sentimentos de nenhum dos meninos, torcendo para que os dois fiquem com Belly, só com ela, ou nos apaixonamos ao ponto de querer os dois só para a gente. Pois, além das paixões em que Belly vive neste verão, é contada a forma de amizade que aquela família vivencia há tanto tempo. Sua mãe que é melhor amiga da mãe deles, crescer os verões junto com os meninos, até a forma com que Belly narra sobre “os meninos” nos faz nos sentir em casa, e nos faz sentir muita saudade dos verões que se passaram, das amizades vividas, as aventuras e dos romances de verão.

Neste livro acompanhamos os passos de Belly, e tudo que ela enxerga e ouve é o que nos é passado, sentimos por vezes que ela não entende a verdadeira noção da mensagem que Conrad ou Jeremiah passam para ela. Porém a autora consegue nos passar, mesmo não escrevendo, o tanto que Belly se esforça para sair da infância e se tornar adulta. Um livro para os apreciadores do verão, das casas de veraneio, e dos momentos que só aqueles que passam os verões com muito sol e mar sabem apreciar, assim como Belly tenta fazer. Para aqueles que entendem os sentimentos daqueles que amam essa estação, o livro pode até vir com aquele cheirinho de maresia e o barulho das ondas do mar quando na madrugada, só restam elas conversando.

Um livro para as crianças, pois podem se aventurar num mundo de verões, para os adolescentes, por sentirem que outros entendem o que passam nos verões, e para os adultos relembrarem os verões vividos. "O Verão que Mudou minha Vida" lhe dará um gostinho de querer mais, pois tem, o livro é o primeiro da trilogia "Summer", e quem ler, com certeza buscará avidamente sua continuação.

Um comentário:

  1. Hi therе, this weеkеnԁ is fаstіdiouѕ in support
    of me, aѕ this timе i am reading thiѕ fantaѕtic іnformative paragraph hегe at my homе.


    Look into my site v2 cigs reviews

    ResponderExcluir