domingo, 15 de janeiro de 2012

Resenha - “A Promessa” de Richard Paul Evans

Por Francine Estevão



Título Original: Promise Me
Título Nacional: A Promessa
Autor: Richard Paul Evans
Tradução: Thiago Novais
Lançamento: 2011
Páginas: 276
Categoria: Romance
Editora: Lua de Papel

Sinopse: Ela havia perdido todas as esperanças... e encontrou um homem que cumpre suas promessas...
Beth Cardall tem um segredo. Durante dezoito anos, ela não teve escolha senão guardá-lo para si, mas, na véspera do Natal de 2008, tudo isso está prestes a mudar.
Para Beth, 1989 foi um ano marcado pela tragédia. Sua vida estava desmoronando: sua filha de seis anos, Charlotte, sofria de uma doença misteriosa; seu casamento transformou-se de uma relação aparentemente feliz e carinhosa em algo repleto de traição e sofrimento; seu trabalho estava por um fio e ela perdera totalmente a capacidade para confiar, ter esperanças e acreditar em si mesma.
Até que, um dia extremamente frio, após atravessar uma nevasca até a loja de conveniência mais próxima, Beth encontra Matthew, um homem misterioso e encantador, que mudaria de uma só vez o curso de sua vida.


Beth Cardall levava uma vida normal e era muito feliz. Até que sua filha fica doente e ela expulsa o marido de casa depois de descobrir que ele a traia.
Mas como abrir mão do homem que você ama? Ainda mais depois da mudança pela qual ele passa ao ter que deixar a mulher e a filha para trás?
  “Por que adiamos as mudanças que nos trarão felicidade?” (p.50)
Ela então aceita Marc de volta em casa para ajudá-la nos cuidados com a filha que tem uma doença que médico nenhum consegue diagnosticar. Depois, ela permite que ele volte para a sua vida. Mas ele tem um segredo, além de uma doença que levaria Beth a ser viúva muito em breve.
  “Todo mundo tem um segredo.” (p. 07)
Com 28 anos, ela se sente velha e sozinha depois de tudo que passou. Mas então ela se encontra com o acaso. Algo, ou melhor, alguém inesperado aparece e traz novas esperanças para a vida dela e de Charlotte.
Matthew parece ser um milagre, mas um milagre que também esconde um segredo e quando as coisas parecem tomar um novo e melhor rumo, ela então se descobre envolvida em um mistério muito maior do que a sua capacidade de imaginação.
Um amor impossível, porém real, que vai transformar o futuro.
Acredito que Matthew é o personagem que mantém a história de “A Promessa” tão envolvente e cativante. Esse mistério que envolve o personagem nos faz querer ler o livro todo até a última página de uma só vez. E quando você acha que já sabe de tudo, você não faz nem ideia do que ainda está por vir.

A escrita é simples, os personagens são bem desenvolvidos e a história bastante envolvente. E para quem gosta de livros bonitos fisicamente, “A Promessa” não deixa a desejar no ótimo trabalho gráfico.


4 comentários:

  1. Parabéns pela resenha! Estou ansiosa para ler A Promessa! Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Li o livro. Adorei. Não posso omitir que me envolvi demais com a história de Beth e nem que chorei junto com ela. Antes de começá-lo, eu já imaginava, mais ou menos, a missão do livro. Mas, fui surpreendida com alguns belos detalhes. Simplesmente A-M-E-I o livro. E deixou esta leitora aqui com um grande sentimento de saudade.

    Francine, você fez uma bela resenha. Parabéns pela sensibilidade de escrita.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou. O livro é ótimo mesmo.
      Obrigada pelo elogio e volte sempre para fazer uma visita! ;)

      Francine

      Excluir
  3. Amei! Lindo, emocionante, surpriendente!

    ResponderExcluir