quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Resenha - "It´s Not Summer Without You" de Jenny Han

Por Roh Dover
Esta resenha também foi publicada no blog TriBooks

#2 série Summer

Título Original: It´s Not Summer Without You
Autor: Jenny Han
Lançamento: 2010
Páginas: 288
Formato: Impresso
Categoria: Romance
Editora: Simon & Schuster

Lançamento previsto para Setembro pela Editora Galera Record no Brasil. 

Onde Comprar: Book Depository
Sinopse: No ano passado, todos os sonhos de Belly se tornaram realidade e o pensamento de um verão sem a praia de Cousins ​​era inconcebível. Mas, como a ascensão e queda da maré do oceano, as coisas podem mudar - desse mesmo jeito. De repente, o tempo que ela sempre esperava é o que ela mais teme agora. E quando Jeremiah liga para dizer que Conrad desapareceu, Belly deve decidir como ela vai passar este verão perseguindo o rapaz que ela ama, ou, finalmente, deixá-lo ir.


Esta resenha contem spoiler para quem não leu “O Verão Que Mudou Minha Vida”.
Se em “O Verão que Mudou Minha Vida”, primeiro livro da trilogia Summer de Jenny Han, nos apaixonamos por todos os personagens, em “It´s Not Summer Without You”, os defeitos de cada um são colocados a prova.
Depois do final super fofo do primeiro livro da trilogia, encontramos no primeiro capítulo de “It´s Not Summer Without You” algo que nos faz prender a respiração, fechar o livro e dizer “eu não acredito nisso!”. Porque assim como Belly, você também quer fugir e não acreditar no que aconteceu com aquela família, ou com aquele verão perfeito, assim como Laurel, a mãe de Belly, nos fechamos em nossa casa de cristal e tentamos sonhar com algo diferente, e nas próximas páginas é isso que a gente tenta fazer, um faz de conta que aquelas palavras não foram escritas.
Aquilo que nós fãs da série não queríamos ler, aconteceu de fato, e nós assim como Belly, não sabemos como continuar. Belly está perdida, a dor que ela sente nós sentimos também. Esse verão não tem Cousins, praia, e muito menos a casa de veraneio, depois das péssimas palavras que Belly usou contra Conrad no momento que ele certamente precisava, ele será a última pessoa a falar sobre verão e Belly na mesma frase. Mas tudo muda quando Jeremiah diz que Conrad desapareceu, e de alguma maneira, Belly se vê sozinha com os dois em Cousins, na praia e na casa de veraneio.
O livro vem com uma surpresa, nesse também veremos alguns pensamentos sobre os verões passados, mas agora na visão de Jeremiah, e provavelmente será o único personagem que não nos deixaremos de apaixonar, e agora que vemos os pensamentos dentro daqueles olhos vibrantes dele, enxergamos um cara fofo, o tipo de cara fofo que nunca diz “não” para ninguém por que não consegue sentir a cara desanimo da pessoa, o tipo de cara que podemos encontrar aqui, neste mundo.
Os defeitos de cada personagem são colocados como as taças de cristais limpas que acabaram de ser colocadas na cristaleira, e apesar do defeito de cada um, continuamos a defender-los. Defendemos Belly como nossa melhor amiga, me vi dando conselhos para ela enquanto lia o livro e ao mesmo tempo em que falamos “é burra demais essa menina”, também nos vemos dizendo “Belly, por favor, não, você vai se machucar”.  Esses sentimentos dúbios são tão diferentes do que sentimos nesse mundo concreto em que vivemos? Não, sentimos por esses personagens o mesmo que sentimos pelo garoto que estamos apaixonadas, por nossas melhores amigas e por nossa família. E dentro desse mundo de Belly, que nesse livro está com um verão igual ao quando vamos a praia ficar apenas três dias e todos os dias chovem, os próprios personagens têm sentimentos tão reais, tão emocionantes que me via abraçando o livro como se conseguisse transmitir minhas emoções para dentro daquelas páginas, e depois entendi que era ao contrário, elas me passavam todas as emoções que eu sentia.  
Se em “O Verão que Mudou Minha Vida” Jenny Han conseguiu passar o mundo mágico do verão para as páginas, em “It´s Not Summer Without You” ela conseguiu transmitir como a vida é quando precisamos encarar nossas responsabilidades, quando encaramos o concreto como obstáculo, e após derrubarmos a parede, encaramos que nunca, nada será mais perfeito que antes, que sempre existirá os cacos que sobraram do concreto e precisamos conviver com isso e transformar o presente, o melhor perfeito possível, e Belly e os meninos entendem isso e muito mais em “It´s Not Summer Without You”.
O segundo volume da trilogia Summer é para aqueles que sabem como é viver todos os verões em uma praia, em uma casa de veraneio, com os amigos de verão, crescer com os pés descalços na areia, e de um dia para o outro, tudo na sua vida crescer e amadurecer, e assim como Belly, ter de abrir os olhos para tudo que está ao seu redor.

Leia a resenha de "O Verão Que Mudou minha Vida", clique aqui.

Um comentário:

  1. Você sabe me falar, quando que esse livro chega no Brazil?

    ResponderExcluir