domingo, 12 de fevereiro de 2012

Resenha - "O Pão da Amizade" de Darien Gee

Por Maju Raz

Título Original: Friendship Bread Kitchen
Título Nacional: O Pão da amizade
Autor: Darien Gee
Tradução: Alice Klesck
Lançamento: 2011
Páginas: 391
Categoria: Romance
Editora: Lua de Papel (Parceira)

Sinopse: Um presente anônimo conduz uma mulher a uma jornada que ela jamais poderia imaginar. Certa tarde, Julia Evarts e Gracie, sua filha de cinco anos, chegam em casa e encontram um presente na varanda da frente: um pão da amizade com o simples bilhete "espero que você goste". Junto, há um pacote de farinha, instruções de como fazer o pão e um pedido para que ele seja compartilhado com outras pessoas. Ainda abalada pela tragedia que a distanciou da irma, antes sua melhor amiga, Julia continua perdida quanto aos rumos de sua vida. Ela jogaria fora o presente anonimo, mas, para alegrar Gracie, concorda em assar o pão. Quando Julia conhece duas recem-chegadas a pequena cidade de Avalon, Illinois, ela desencadeia uma ligaçao ao oferecer a elas uma parte da massa. A viuva MAdeline Davis esta trabalhando para manter aberto o seu salao de chá, enquanto a famosa violoncelista Hannah Wang de Brisay esta numa encruzilhada, com o fim da carreira e o do casamento. Na cozinha do salao de chá de Madeline, as tres mulheres firmam uma amizade que mudará suas vidas para sempre. Nao demora para que todos em Avalon estejam assando o pao em suas cozinhas. Mas este momento feliz e as novas amizades tambem apresentam um novo desafio: a necessidade de reencontrar a irma e lidar com uma situaçao que ela preferia esquecer. O pao da amizade conta uma historia espiritual e comovente sobre vida, amizade, dores e dificuldades, comida e familia, mas tambem sobre a necessidade de mantermos acesa a esperança.

A primeira coisa que pensei quando peguei "O Pão da Amizade" para ler foi: “Meu Deus que livro é esse? Ai não! Mais um auto ajuda não! O que é essa receita de pão?” Mas comecei a ler e dei de cara com a personagem Julia - “Puxa um livro com meu nome hehehe”. Fui me envolvendo com a história e sabe aqueles livros que a gente não consegue abandonar e não quer que acabem? Então...esse é um deles.
A autora do livro é a americana Darien Gee que, com uma linguagem simples e envolvente, desenha com muita emoção e simplicidade suas personagens e histórias que são divididas em capítulos onde aparecem Julia, Gracie, Mark, Livvy, Eddie, Madaleine e Hannah, e outros capítulos com histórias aleatórias. Tudo isso dá um bom compasso ao livro.
A narrativa gira em torno de Julia a qual recebe um presente anônimo – massa para fazer pão com a receita escrita: “Pão da amizade (divida com outros três amigos)” mais um bilhete: “Espero que você goste”. Gracie, filha de Julia, adora a idéia e repassa a massa para suas colegas de escola. Depois de um tempo a pequena cidade de Avalon nunca mais será a mesma.
Não quero falar muito para não atrapalhar a leitura de ninguém, mas as histórias me admiraram e mexeram comigo. Os sentimentos das personagens são tão bem demonstrados que dá até para você se imaginar no lugar de uma delas. É uma história sobre culinária, mas é também uma história sobre família, amizade, perdas e perdões.
Nos envolvemos, choramos e rimos com as personagens. Torcemos para que superem seus traumas e medos, seus erros e acertos.
Amei o livro! Recomendo e “espero que você (também) goste”.

“Eu não conseguia ver que a morte de Josh foi minha culpa.-Ela começa a chorar.
-Não, Julia. – A voz de Madeline é firme. – Não foi culpa de ninguém. Os elementos mais básicos de nossa vida – nosso nascimento e nossa morte – estão fora de nosso controle.”
(Pág. 345)

2 comentários:

  1. Parabéns pela resenha Maju! Estou ansiosa para ler O Pão da Amizade! Beijos!

    http://newsnessa.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Vanessa! Vale muito a pena ler ;)Beijão!

    ResponderExcluir