quinta-feira, 15 de março de 2012

CLUBE DO LIVRO FNAC: Terceiro Encontro da Sociedade do Livro no Espaço Eventos da FNAC Ribeirão Preto

Por Sociedade do Livro


Aconteceu na quarta-feira, 14 de março, às 19h30 o terceiro encontro da Sociedade do Livro no espaço eventos da FNAC Ribeirão Preto. O encontro rendeu um debate positivamente intenso sobre o livro “A Resposta” de Kathryn Stocket.

Tanto em sua polêmica, quanto em sua descrição dos eventos que aconteceram em 1960 nos Estados Unidos foram debatidos entre os participantes e nós coordenadoras. A polêmica do livro, sobre o tema central da história em que Stocket narra a vida das empregadas domésticas negras em Jackson, no estado de Mississipi – EUA, foi longa e controvérsia, mas todos nós concordamos que muitos momentos que retratados no livro ainda acontecem com os americanos negros.

Já a descrição dos eventos como a invenção do ar condicionado, do CEP e do controle remoto, esta que rendeu várias risadas ao narrarmos uma cena do livro em que o marido de Minny comenta “esses brancos estão cada vez mais sedentários, nem pra levantar a bunda e apertar um botão conseguem fazer” deixou o encontro com vários comentários dentre os que se lembravam da invenção da televisão a cores e da toca mágica que a personagem Skeeter precisou ficar duas horas até o cabelo alisar. Imprimimos uma cópia de todas as propagandas dos objetos que são descritos no livro e passamos para todos os participantes verem o TAB refrigerante com 0% de açúcar e a gordura Crisco.

Debatemos um pouco sobre a atuação do elenco na adaptação do livro no filme “Histórias Cruzadas”, alguns comentaram a revolta do filme “O Artista” ter ganhado de Melhor Filme no Oscar, mas como também foi merecido a Octavia Spencer ganhar de Melhor Atriz Coadjuvante pela bela atuação da personagem Minny no livro de Stocket.

Comentamos também sobre os livros que apareceram em “A Resposta”: “E O Vento Levou” e “O Sol é para Todos” e também comentamos sobre o fato de que o filme “Os Batutinhas” é de 1962 (=O).

Mais uma vez, passamos horas adoráveis comentando sobre a contextualização e o enredo do livro “A Resposta”, que gerou tanto tempo da discussão que, diferente do segundo encontro, não tivemos tempo para comentarmos sobre outros livros aleatórios. Mas pegamos dicas essências de nossos participantes que comentaram sobre os livros “O Símbolo Perdido” de Dan Brown e “A Ira dos Anjos” de Sidney Sheldon.
Por todos os encontros agradáveis e pelas horas maravilhosas que estamos tendo uma vez ao mês, agradecemos a gerente de comunicação da FNAC Deborah Pereira, a gerente de Livros Fernanda que está nos apoiando na divulgação do Clube do Livro, as editoras parceiras da Sociedade do Livro, que nos mandam livros e brindes maravilhosos para podermos sortear para nossos participantes: Editora Lua de Papel/LeYa, Editora Arqueiro/ Sextante e a Universo dos Livros. Agradecemos também aos participantes: Carla Stechini, Benedito Hercules, Rafaela, Daniela Dover, Carlos Balthazar, Fausto e Jana. Obrigada a todos por acreditarem em nosso trabalho.

Os livros indicados para o mês de abril foram: “Cilada” de Harlan Coben, “Visão do Além” de Charlaine Harris, “A Caminho do Verão” de Sara Dessen e “A Visita Cruel do Tempo” de Jennifer Egan. Por meio da votação dos participantes presentes, o livro que ganhou, e devo dizer que foi de lavada, para o debate principal do encontro de Abril foi “Cilada” de Harlan Coben. Depois das indicações sorteamos os livros “A Visita Cruel do Tempo” e “Por que os Homens preferem as Divas”. 

Confira a foto dos ganhadores:

Ganhadora do livro "A Visita Cruel do Tempo" disponibilizado pela Editora Intrínseca

Ganhador do livro "Porque os Homens preferem as Divas" disponibilizado pela editora Lua de Papel
Ainda não sabemos a data do próximo encontro, assim que definirmos contaremos para vocês aqui no blog, mas com certeza nos veremos de novo em Abril para debatermos sobre “Cilada” de Harlan Coben, também sobre o livro “Linguagem das Flores” e muitos outros. 

Esperamos vocês! 

Confiram algumas fotos do terceiro encontro da Sociedade:




Nenhum comentário:

Postar um comentário