quinta-feira, 19 de abril de 2012

CLUBE DO LIVRO FNAC: Quarto Encontro da Sociedade do Livro no Espaço Eventos da FNAC Ribeirão Preto

Por Sociedade do Livro


Aconteceu na terça-feira, 17 de abril, o quarto encontro da Sociedade do Livro no espaço eventos da FNAC Ribeirão Preto. O encontro rendeu um debate cheio de discussões sobre o livro “Cilada” de Harlan Coben.

Entre os votos a favor e contra a inocência de Dan Mercer, acusado de pedofilia por um programa de televisão, entendemos no debate que em “Cilada” não há mocinhos nem vilões, e que todos os seres humanos estão sujeitos a errar e a pedir perdão em algum momento na vida.

Um dos assuntos abordados no debate, que foi contextualizado no livro, foi a guerra que os Estados Unidos enfrentam e o patriotismo daquela nação exemplificado no livro: “Você aprovaria seu filho ir para guerra, quando todos os outros voltassem e ele não?”. Sobre o tempo que a família precisa esperar quando um parente é dado como desaparecido, 48 horas de pura aflição, e também sobre a permissão de bebida alcoólica a menores.
Foi falado sobre o caso de Elizabeth Smart, citado no livro. Um caso real de sequestro que aconteceu nos Estados Unidos em junho de 2002.

É interessante como Harlan Coben define o poder que o jornalista carrega nas mãos. Quando a jornalista Wendy Tynes arma uma cilada para Dan Mercer, mas fica em dúvida se ele realmente é pedófilo ou não.

O escritor narra uma passagem que a ex-mulher de Dan comenta que uma pessoa não precisa ir presa ou juiz nenhum precisa condenar o acusado para acabar com a vida de uma pessoa, quando o jornalismo tende a dar sua opinião desfavorável, a sociedade bane o indivíduo, acreditando sempre nas palavras da mídia.  O que nos levou a discutir sobre o acontecimento Escola-Base no Brasil em 1994.

Coben nos chamou atenção sobre a questão da bebida alcoólica que os adolescentes dos Estados Unidos vêm enfrentando: começam a beber desde cedo e alguns pais permitem tal ato. Entre o debate, discutimos que foi um tema não muito bem trabalhado no início do livro, mas muito importante para o desfecho.

Também refletimos sobre o perdão e como ele foi importante no livro, mesmo que atuando como personagem secundário. Casos como a moça alcoólatra que atropelou o marido da jornalista existem a todo o momento pelo mundo. Casos como a “cara cortada” rendeu uma discussão sobre aqueles que acreditaram que não existem pessoas capazes de perdoar e aqueles que disseram que existem pessoas com tal dom.

Passamos horas contextualizando os momentos do livro para o nosso mundo, e discutindo o mundo de Coben como se fosse o nosso. Também comentamos sobre o livro “Linguagem das Flores” de Vanessa Diffenbaugh da editora Arqueiro, que foi lido por uma das coordenadoras e que abordou a beleza da história e sua mensagem significante. Também falamos sobre “Mentes Criminosas”, de Sérgio Pereira Couto.

Para finalizar, agradecemos a gerente de comunicação da FNAC Débora Pereira, a gerente de Livros Fernanda que está nos apoiando na divulgação do Clube do Livro, as editoras parceiras da Sociedade do Livro, que nos mandam livros e brindes maravilhosos para podermos sortear para nossos participantes: Editora Lua de Papel/LeYa, Editora Arqueiro/ Sextante e a Universo dos Livros. E aos participantes Benedito Hércules e Daniela Balthazar que voltaram para o encontro de abril, e aqueles novos que ficaram um pouquinho ali com a gente ouvindo nossas discussões e debates sobre o mundo de suspense de Coben. 

Os livros indicados para o encontro de maio foram: “Caiu do Céu” de Heidi W. Durrow, “Se Eu Morrer Antes de Você” de Allison Brennan, “Circo da Noite” de Erin Morgenstern, “O Melhor de Mim” de Nicholas Sparks, “Ecos da Morte” de Kimberly Derting.

E por toda a narração empolgante sobre “Linguagem das Flores” de Vanessa Diffenbaugh, os participantes também quiseram votar nele como indicação para leitura de maio. Porém, no fim, quem venceu foi “Se Eu Morrer Antes de Você” de Allison Brennan.


A data para o encontro de maio já esta marcada, esperamos vocês no dia 22 de maio, às 19h30 no espaço de eventos da FNAC Ribeirão Preto no Ribeirão Shopping!

Nenhum comentário:

Postar um comentário