quinta-feira, 7 de junho de 2012

As equipes TriBooks e Sociedade do Livro foram conferir a 12° Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto

Por Sociedade do Livro e TriBooks

O TriBooks e a Sociedade do Livro estiveram presentes na 12° Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto - SP. O país homenageado desse ano foi a Inglaterra e a autora foi a Thalita Rebouças. A feira desse ano estava maior, fechando uma rua e continuando em outra praça. Porém os problemas continuam os mesmos, muita gente que perambula pelos caminhos da feira sem nem ao menos ter lido um livro na vida, e muitos livros com altíssimos preços. A surpresa desse ano foi que a editora Universo dos Livros apareceu por lá, e ela foi uma das poucas que reduziram seus preços, podendo encontrar livros da saga “Irmandade da Adaga Negra” por R$ 30,00.
Fomos a três palestras. A primeira com a Thalita Rebouças no início da feira. A palestra aconteceu no salão central do Theatro Pedro II, um dos teatros mais lindos que já entrei. Encheu de escolas e pessoas, o primeiro andar do Theatro bombou! Thalita contou sobre sua vida de escritora e sobre seus personagens. O  que mais nos chamou a atenção foi a porcentagem do público que estava lá que realmente tinha lido os livros da autora, muitos e muitos estudantes já haviam lido pelo menos um livro da série “Fala Sério” e conheciam a Thalita. Os adolescentes fizeram inúmeras perguntas interessantes e a autora as respondeu com todo entusiasmo e humor possível. Saindo da feira, nos encontramos a noite na FNAC Ribeirão Preto, onde Thalita também iria dar uma palestra no espaço de eventos. A noite foi bem mais casual, havia um número bem menor de pessoas, e ouvimos Thalita narrar partes do livro “Fala Sério, Filha!”. Saímos de lá com a barriga doendo e as bochechas anestesiadas de tanto rir. Nunca tínhamos lido nada da autora, mas seu carisma e simpatia na palestra da FNAC nos fez sair com livros autografados em mãos e fotos com carinhas sorridentes.


Sim! Nós ganhamos broches "Ler é Bacana"!

Gerente de Comunicação da FNAC, as equipes TriBooks e Sociedade junto com a Thalita!
Já no meio da feira, fomos a palestra internacional com a autora Leslie Pearce. Compramos o livro da autora em outra loja, antes de chegar na palestra, já que sabíamos que iríamos morrer por um autógrafo depois. O pessoal deu fones de ouvidos com tradução simultânea, o que gerou um super conforto para os presentes, foi uma das palestras mais organizadas que a feira já promoveu. Também ocorreu no salão central do Theatro Pedro II, porém o salão não ficou cheio, as pessoas presentes que estavam lá conheciam a autora e já haviam lido seu livro – menos nossa equipe. Leslie nos contou sobre sua vida, seus casamentos, suas filhas. Demonstrou que sua paixão é o seu primeiro livro, ainda não publicado no Brasil, e contou sobre seu instituto que promove heroínas na vida real que viram personagens de ficção de seus livros. Há uma premiação para a heroína que ocorre anualmente. Seus livros não são conhecidos nos Estados Unidos, mas Leslie é amada na Inglaterra. Quando saímos da palestra, a livraria de Ribeirão Preto que estava organizando junto com a editora Novo Conceito, colocou o livro “Roubada” com nova capa para comprar. Ficamos tristes porque havíamos acabo de comprar o livro com a capa antiga, mas a dona da loja foi super gente boa e nos deixou trocar nossos livros pela capa nova #paranossaalegria. Seguimos para a livraria onde Leslie estaria dando os autógrafos. 
 
Surpresas no próximo encontro da Sociedade do Livro dia 21 de junho às 19h30 na FNAC Ribeirão Preto!

Para fechar a feira esbanjando simpatia, fomos na última palestra do último dia do evento, com os escritores nacionais Carolina Munhoz e Raphael Draccon. A palestra foi no salão de ideias, menor do que o salão central do Theatro, e com umas cadeiras que #peloamordozeus eram super desconfortáveis. A palestra foi super interessante. Carolina contou sobre como é ser escritora no Brasil e Raphael nos deu um prato cheio de frases de efeito e uma lição para que nunca desistíssemos dos nossos sonhos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário