domingo, 8 de julho de 2012

Colunas de Clarice Lispector


 Por Maju Raz


Na minha última ida para São Paulo, acabei dando uma passada na FNAC da Paulista e fui ver se tinha o livro “De amor e amizade - Crônicas para jovens” da Clarice Lispector. Acabei me deparando com “Correio Feminino” (Editora Rocco) da mesma autora. Eu ainda não conhecia esse título, já conhecia o “Só para mulheres”, uma coletânea organizada pela doutora em literatura brasileira Aparecida Maria Nunes, que resgata obras jornalísticas de Clarice das colunas femininas assinadas pela escritora sob os pseudônimos de Tereza Quadros e Helen Palmer para o jornal “Comício” e os jornais “Correio da Manhã” e Diário da Noite”.                              
                                                                                             



“Correio Feminino” é um retrato de hábitos e tendências da mulher brasileira nas décadas de 1950 e 1960. Uma seleção de textos extraída de suplementos femininos de Clarice Lispector. A divisão do livro "caracteriza o percurso de Clarice no ofício de falar para mulheres em linguagem acessível e sobre assuntos que interessam à natureza feminina. Mostrando-se mobilizada pela questão da emancipação da mulher, a colunista une entretenimento à informação, dá conselhos sobre  beleza, culinária, moda e medicina, e ainda incita mudanças no comportamento das leitoras."

Como gostei muito de “Só para mulheres” resolvi compartilhar esses dois livros para os amantes da autora e para quem não conhece ainda seu lado jornalístico.

Fonte: Rocco

Nenhum comentário:

Postar um comentário