terça-feira, 25 de setembro de 2012

Resenha: "Aqueça meu coração" de Nanda Meireles

Por Francine Estevão

Título: Aqueça meu coração
Autor: Nanda Meireles
Lançamento: 2012
Páginas: 220
Editora: Modo
Categoria: Romance juvenil

Sinopse: Em “Aqueça Meu Coração” conhecemos Raquel, uma jovem estudante, e seus dilemas ao enfrentar o amor, a desconfiança e as mudanças inevitáveis preparadas pelo destino. Descobrindo que essas mudanças podem ser assustadoras ou excitantes, tristes ou cômicas e até mesmo a realização de sonhos ainda nem sonhados. Porque o amor está onde menos esperamos... “Bem, algum dia isso ia ter que acontecer, não é? Alguém um dia despertaria em mim aquela emoção romântica que toda garota anseia. Fiquei aliviada por perceber-me capaz disso e tentei não pensar em quem era o causador da emoção. Só porque ele foi o primeiro, não significava que seria o único, certo? Certo?”

Vou começar essa resenha pelo fim. Não vou falar demais pra não estragar a surpresa para quem for ler, mas devo dizer que adorei a forma como o livro termina. Bem diferente, quebra um pouco a "rotina" da narração e mostra um ponto de vista diferente. Além do mais, ficou engraçado.

A escrita da Nanda é bem levinha e fácil, nos levando a uma leitura rápida do livro. A única dificuldade que encontrei foi para separar essa história da de "Um sonho a mais" e "Pra vida toda". Não sei se foram os cenários ou os personagens, mas diversas vezes me peguei lembrando de cenas dos outros dois livros da Nanda como se fossem desse. Mas não chega a ser algo que prejudique muito a leitura e acaba sendo bom para a autora, mostra uma identidade na escrita dela.

A jovem Raquel mora com o pai "adotivo" (ele a criou desde que a mãe dela morreu assim que ela nasceu) no Rio de Janeiro onde também vivem sua avó materna e suas melhores amigas. Toda a vida que a carioca conhece está ali. Mas então, seu pai é transferido para Porto Alegre e ela precisa deixar tudo para trás e se mudar junto com ele.

O terror de qualquer jovem, com certeza. Nova cidade, novos horizontes. E quem nessa fase da vida quer deixar os velhos amigos para trás e ter que enfrentar um novo colégio, grupos já formados, amizades já feitas? No entanto, a situação dela e do pai vai melhorar se forem embora, além disso Raquel ganhou uma bolsa de estudos em um renomado colégio. 

Depois da mudança, tudo corre tranquilamente bem logo de início e Raquel acredita que essa foi mesmo a melhor opção. Com novos amigos e claro, um novo amor, até o pai dela está apaixonado e tudo parece ir bem até que uma série de eventos mudam a vida da jovem de cabeça para baixo. Seus novos amigos não são simplesmente quem ela imaginava que eles fossem, a promoção que o pai dela recebeu ao ser transferido não era bem o que parecia ser e nem mesmo a bolsa que recebeu no colégio é assim tão despretensiosa. Alguns segredos foram inesperados e surgiram no momento certo para dar vida a história que até então seguia num rumo bem adolescente. Aliás, o livro é marcado por constantes variações desse tipo: momentos extramente "romance adolescente" e outros mais maduros, adultos, que ajudam a narrativa se desenvolver de forma mais real. 

"Aqueça meu coração" fala de amigos, de família e de amadurecimento e é uma boa opção para quem quer um romance rápido e fácil de ler.

Um comentário:

  1. Eu simplesmente amei esse livro, sem contar que a Nanda é tipo, SUPER fofa e linda! Conheci ela pessoalmente e tipo, que nervoso foi falar com ela, mas ela me deixou super à vontade haha.
    Beijos,
    Tai.
    bloglivrosecha.blogspot.com.br

    ResponderExcluir