quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

DICA: Os 12 melhores de 2012

Por Francine Estevão

Resolvi publicar um post só para falar dos livros que li este ano e que mais gostei. Escolhi 12 achando que conseguiria selecionar apenas um título por mês. Deu um pouquinho de trabalho escolher só isso, mas está ai, os meus favoritos de 2012: 

(A lista está em ordem de leitura e não de preferência.)

1- A Casa dos Macacos - Sara Gruen

Esse foi um dos primeiros livros que li para o Clube de Leitura da Sociedade do Livro este ano (em fevereiro). 
Ele conta a história da pesquisadora Isabel, sua relação com os Bonobos e o processo de aprendizagem desses macacos que são quase humanos. Tanto que despertam o interesse de um produtor de TV que resolve criar um reality show com eles. A história é incrível e extremamente envolvente.

Resenha aqui.








2- Retrato do Meu Coração - Patrícia Cabot

Li o livro em fevereiro embora só tenha comprado ele mais para o fim do ano, quando - finalmente - foi lançado aqui no Brasil. Sou suspeita para falar desse livro porque é a continuação de "A Rosa do Inverno", um dos meus favoritos ever
O livro conta a história do sobrinho de Edward e Pegeen, Jeremy, e de sua antiga amiga de infância Maggie, filha do administrador das propriedades dos Rawlings. Diante da impossibilidade de relacionamento entre os dois, Jeremy vai para a Índia trabalhar para o exército e quando volta, arruma uma confusão danada com uma princesa indiana que acredita que ele vai casar com ela. 

Resenha aqui.




3- Série Harper Connelly Mysteries: Visão do Além e Surpresa do Além - Charlaine Harris

Comecei essa série pelo segundo livro, Surpresa do Além, em fevereiro, quando ganhei o livro e TIVE que voltar para ler o primeiro (em abril) de tanto que gostei da história. Esse mês, comprei o terceiro, Frio do Além, que acabou de ser lançado e estou mega ansiosa pela continuação.
Harper sofreu um acidente quando era mais nova e depois que foi atingida por um raio, ela consegue descobrir como os mortos morreram. Ela vê os últimos momentos de vida das pessoas e passa a fazer disso um trabalho para solucionar crimes e desaparecimentos não concluídos. A série é MUITO boa. Envolve um pouquinho de sobrenatural, mistério e investigação, além de ser também engraçada. 

Resenhas: Visão e Surpresa.



4- A Resposta - Kathryn Stockett

Esse também foi um dos livros que li para os encontros da Sociedade do Livro, em março. Ele ficou bem famoso por causa do filme, "Histórias Cruzadas". 
O livro conta a história de Eugenia, que depois de terminar a faculdade quer se tornar escritora e tem que bater de frente contra a mãe e as colegas da "alta sociedade". Ao conseguir um emprego de colunista em um jornal para dar dicas domésticas, ela se aproxima de Aibellen, empregada de uma de suas amigas, e a partir dessa relação com Aibellen ela escreve um livro contando a história de vida de outras empregadas negras e a relação delas com as famílias brancas.







5- Pequena Abelha - Chris Cleave

Ganhei esse livro em dezembro de 2011, mas só fui ler em maio, e me arrependi de ter esperado tanto. A história é extremamente emocionante e perturbadora. Muito bom e super recomendo para todo mundo! Ele conta a história de Sarah e Pequena Abelha em vários momentos desde quando elas se conheceram até...mas não necessariamente nessa ordem. 
Como o livro não é cheio de suspenses que demoram para ser desvendados, acho que o maior suspense é a sinopse, que não conta nadinha da história. Mas vale a pena porque é um livro excelente.

Resenha aqui.






6- Todo Mundo Que Vale a Pena Conhecer - Lauren Weisberger

Os livros da Lauren são aqueles que eu termino de ler e falo "quero ser a personagem principal, agora". Ai fecho o olho e fico esperando minha vida se transformar naquilo tudo que acabei de ler, mas nada acontece. 
Insatisfeita com o trabalho, Bette decide finalmente pedir demissão e se rende a um emprego aparentemente incrível, conquistado graças ao tio gay e famoso colunista social, no qual sua principal função é visitar boates e frequentar festas.

Resenha aqui (feita pela Juliana Garzon).








7- O Imortal - Vanessa Bosso

Li "O Imortal" em maio, quando a Roh Dover me apresentou a Vanessa Bosso, aqui de Ribeirão. Adorei a história pela criatividade. Além de ser bem escrito e curtinho, o livro tem um final surpreendente.
Aos 533 anos, Nicolas tem um único desejo: morrer. Mesmo sendo imortal e transformando metal em ouro - ou seja, sendo infinitamente rico. No entanto, essa ânsia pela morte passa quando conhece Sophie.

Resenha aqui.  









8- Mordida - Meg Cabot

Acho que nunca li tão pouco Meg Cabot quando esse ano. "Mordida" é a sequência de "Insaciável" e é, na minha opinião, a Meg Cabot escrevendo sobre ela mesma. Obrigaram a escrever sobre vampiros e ela disse "está bem, mas vou fazer do meu jeito!" e ficou incrível, a melhor história de vampiro dessa leva de livros sobre isso que tem saído desde "Crepúsculo", justamente pelo humor e pela ironia que ela coloca no livro.
Mena se afasta de Lucien por ter consciência do problema que pode ser namorar o filho do Drácula enquanto trabalha para a Guarda Palatina, que tenta capturá-lo. No entanto, ele não consegue ficar longe dela e vai ter que arcar com as consequências de tanto amor por uma humana.

Resenha aqui.



9- O Homem de Gelo - Phillip Carlo

O livro conta a história do matador favorito da máfia, Richard Kuklinski. Eu não sou de gostar muito de biografia, mas essa é incrível. A história do cara é demais, não é a toa que ficou conhecido como um dos assassinos mais famosos da história dos Estados Unidos. Em "O Homem de Gelo" o autor nos mostra cada detalhe da vida de Richard, tanto em família, quando era, ora pai amoroso, ora marido ciumento, quanto em suas aventuras criminosas fazendo serviços para a máfia. Para quem gosta de livros desse tipo, essa é a melhor indicação. 

Resenha aqui.






10- O Tribunal das Almas - Donato Carrisi

O que falar do livro de um dos meus autores favoritos do gênero? Simplesmente incrível e infelizmente ainda não lançado no Brasil. Li esse livro em setembro depois de recebê-lo do Ângelo do blog português Destante e mais uma vez, Donato Carrisi me deixou de boca aberta diante de mais um policial investigativo incrível.
"O Tribunal das Almas" conta a história de Marcus e Sandra que investigam dois crimes diferentes e paralelamente às investigações oficiais da polícia. As duas histórias que se entrelaçam de uma maneira surpreendente e de um jeito como só esse autor sabe fazer, de prender a gente da primeira a última página em fazer com que a gente queira devorar o livro em um dia.

Resenha aqui.




11- A Última Carta de Amor - Jojo Moyes

Li esse livro para o encontro de outubro do Clube de Livro e estava relutante por ser um romance com cara de muito romance, mas não me arrependi nadinha. Um dos poucos romances que li ultimamente e que gostei de verdade. Uma história linda, fofa e envolvente.
Ellie é uma jornalista e encontra no arquivo do jornal uma carta de amor que a deixa curiosa. Ela então começa a investigar aquela carta para tentar saber o final daquela história. É quando o livro nos apresenta Jennifer. A esposa perfeita, porém insatisfeita, que começa a ter um caso com um jornalista que foi escrever uma matéria sobre o marido dela. 
O livro é muuuuito lindo!

Resenha aqui.



12- O Rosto que Precede o Sonho - Mauricio Gomyde

Eu amo ler, mas dificilmente choro com livros. Nesse sentido, sou mais envolvida quando assisto um filme. Mas esse livro me deixou com água nos olhos. Ganhei ele - e outros dois livros - em um sorteio no blog do autor e esse foi o primeiro que li, em novembro, pelos componentes: música, cinema e livros.
Logo depois de ser trocado por outro homem, Tomas jura não se apaixonar mais, mas logo em seguida conhece uma mulher no sebo do seu melhor amigo. Sem nem saber o nome dela, só o tempo vai garantir que ele a verá novamente. 
É um livro é um misto de sentimentos que leva a gente do riso ao choro em uma página.

Resenha aqui.



Confira outros livros que li aqui.

E vocês, quais os melhores livros que leram em 2012? 

2 comentários:

  1. Só li dois desses livros e os dois também estão na minha listinha de melhores do ano: Visão do além e A última carta de amor. Simplesmente corações infinitos!

    ResponderExcluir
  2. Agora eu morri!!! Fran, o que dizer depois disso??? Obrigada, de coração!!!

    ResponderExcluir