segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

DICA: Lendo em Inglês: 5 dicas

Por Francine Estevão




Talvez eu não seja a pessoa mais adequada para falar sobre inglês levando em consideração que eu sempre colava nas provas de inglês para passar de ano.

Mas, depois que a gente cresce, vai ganhando juízo e percebe que precisa saber melhor a outra língua e ai recorre a diversas estratégias para recuperar o tempo perdido.

Entre outras coisas que faço para aprender inglês, uma das minhas estratégias é LER. E acho que muitos viciados em leitura já se deram conta de que essa é uma boa oportunidade de aprender e fazer algo que gosta ao mesmo tempo e por isso tem crescido a venda de livros não traduzidos aqui no Brasil.

Para quem acha muito difícil, como eu achava no começo, vou dar algumas dicas que funcionam comigo. Como isso é algo muito relativo, pode ser que dê certo com você também, mas pode ser que não. Quem fizer o teste depois pode me dizer o que funcionou e o que não funcionou. E se vocês também tiverem alguma sugestão de como tornar a leitura em inglês algo mais tranquilo, fiquem à vontade para comentar!

Aqui vão minhas dicas:

1- não saia procurando no dicionário todas as palavras que você não entender: se você parar de ler cada vez que não entender o significado de alguma palavra para procurá-la no dicionário a leitura vai ficar extremamente cansativa e você vai desistir logo no começo. Tente entender o significado da palavra pelo contexto da frase. Com o tempo, aquela palavra vai começar a se repetir e você vai se familiarizando com ela aos poucos. Também não leia traduzindo, mesmo que mentalmente, porque isso também deixa a leitura chata.

2- se tiver uma adaptação, assista ao filme antes de ler o livro: eu sei, eu sei. É muito mais legal ler o livro primeiro e só depois assistir o filme. Mas, abra uma exceção. Se você começar o livro em inglês e estiver com algum tipo de dificuldade, veja a adaptação primeiro. Isso vai te deixar mais familiarizado com a história e você vai compreender melhor o que está lendo.

3- procure livros com bastante diálogo: já ouvi falarem o contrário do que vou dizer aqui, mas pra mim, os diálogos são mais fáceis de compreender. Algumas pessoas discordam por causa dos vícios, abreviações e gírias que aparecem quando os personagens começam a conversar, mas eu, particularmente, acho mais fácil entender uma conversa do que uma longa descrição de algo.

4- comece com autores que você gosta: estar familiarizado com a escrita de um determinado autor ajuda - e muito - na compreensão quando você vai ler em inglês. Você sabe o estilo de escrita daquela pessoa e vai ter menos dificuldades, mesmo que em outra língua que não o português.

5- ouça músicas em inglês antes de começar a leitura: eu sou viciada em música e por isso dou essa dica. Quando você se senta para ler em inglês, você acabou de sair de um universo onde todo mundo ao seu redor está falando português, você está pensando em português e acaba sendo tudo muito automático. Para "virar" a chavinha do cérebro, eu ouço algumas músicas em inglês, assim meu cérebro se acostuma com o idioma e quando pego o livro pra ler, tenho menos dificuldades.

4 comentários:

  1. Oi, Fran!
    Posso dizer que eu adorei as dicas?!
    Essa semana me peguei sofrendo para ler um livro em inglês: The lover's dictionary. E olha, sofri! Eu, na minha inocência, achei que seria fácil como ver uma série, quando você já está acostumada com pronúncias e acaba até esquecendo da legenda. Enfim, é claro que foi frustrante pois a palavra escrita nem sempre lembra a pronúncia. Me desesperei. HAHA Algumas coisas eu entendi e é como você diz: vá pelo contexto. Pretendo continuar a leitura aos pouquinhos e vou aproveitar para colocar suas dicas em prática.

    eu realmente preciso ler em outra língua pois tem muitos títulos bacanas que ainda não chegaram por aqui (eu acho que tem muito título desinteressante sendo publicado, mas enfim, quem sou eu, né ahsuha)

    Beijão e obrigada mesmo por compartilhar suas técnicas ♥

    ResponderExcluir
  2. Oi Jana. Fiquei feliz com seu comentário. Depois me diz se funcionou alguma das dicas rs. Concordo com você que muitos títulos legais não têm sido traduzidos, mas realmente, quem somos nós pra conseguir alguma coisa né. Mas acho que se formos comprando mais livros em inglês, as editoras percebem que estão com outras concorrentes fora do mercado nacional e se atentam aos títulos mais legais...enquanto isso, vamos aprendendo outras línguas rsrs

    ResponderExcluir
  3. Amei as dicas, Fran!!!
    Vou começar, em breve (¬¬ until September I'll finish!), a ler o PS I Love You e estava precisando muito disso! ;D

    Thank you! rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo = Carol W. kkkkkkkkkkk

      Excluir