quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Na vertical é mais legal - Como conservar melhor seus livros


Por Maju Raz

Barsas da casa da vó
Nós da Sociedade do Livro amamos nossos  filhos  livros, somos meio neuróticas (tá só eu sou neurótica) e ciumentas e os queremos sempre limpos, belos, sem amassados e longe, mas muito longe de mofos, bolores, traças, cupins e bichos do mal (argh!). Se você também é fanático por livros como a gente e faz questão de ter na sua estante aquele romance que mais gosta, então não pode deixar de ter alguns cuidados.

Normalmente encontramos nas livrarias e bibliotecas estantes com livros na vertical, o que é o correto. Porém algumas pessoas acham mais bonita a exposição na horizontal. Já outras não tem muito espaço em suas estantes e acabam tendo que colocar na horizontal também.

Estante de livraria: Livros na vertical
A melhor forma de arquivar seus livros na estante é deixá-los em pé, sem incliná-los a ponto de penderem de lado, pois assim podem ficar curvos com o tempo e amassarem as cantoneiras. 

Anatomia do Livro
Se faltar um espacinho sempre preencha com um apoio para  os livros não envergarem futuramente
Também não é legal aglomerar um monte para caber mais e deixá-los muito apertados. Isso força a puxarmos o livro muito forte com o indicador bem em cima da encadernação o que danifica totalmente a lombada do livro, principalmente se for um livro mais antigo com aquela lombada mais detalhada. Se em último caso você não puder colocar seus livros na horizontal, então empilhe no máximo quatro livros, pois com o tempo o peso pode ir vergando os que estão mais por baixo.

Empilhe no máximo quatro livros na horizontal

Se você for alérgico a poluição e poeira então guarde os livros dentro de um saco plástico como se tivesse o “encapando” e faça um furinho na ponta inferior para que o livro respire corretamente. O ideal é que os sacos sejam trocados em média de dois em dois anos. Se sua estante é fechada então o plástico não é necessário, mas abra as portas pelo menos uma vez por mês e deixe arejar. Nada de passar pano úmido nas folhas, isso só traz fungos e bolor e enfraquecem o tempo de vida dos seus livros. O que pode ser feitos é tirar os livros da estante e passar um pano com uma solução de álcool e cravo. Se quiser deixe uns cravos espalhados pela estante, isso ajuda a afastar traças. Só guarde os livros novamente quando a estante estivar totalmente seca. Se encontrar muitas traças ou um pozinho na madeira (pode ser cupim) retire seus livros da estante e contrate imediatamente um controlador de pragas. A cada seis meses folheie seus livros para as folhas não ressequem. 

Ensacando o livro. Não esqueça do furinho na ponta do saco  para a respiração das folhas

Folhear para não ressecar
Muita gente usa o Excel para fazer uma planilha de controle dos livros, mas existe também a rede social para leitores chamada Skoob - a melhor forma que tem para saber quantos livros você possui, quais emprestou, pra quem emprestou, quais deseja, o que está lendo, quando leu, de quem ganhou etc.

Enfim, não importa o gosto pessoal de cada um. O importante é conservarmos os livros para que o futuro (nossos filhos, sobrinhos, primos, amigos etc) tenha a oportunidade de cultivar tudo o que exploramos, aspirando e repassando o conhecimento, relembrando e conservando um pouquinho do passado.

Estante da casa da vó: Barsas e livros muito lidos na infância ^-^ conservação pros netos =)


5 comentários:

  1. ADOREI O POST! Sempre arrumo meus livros de acordo com o espaço, por enquanto não tenho estante, mas os meus livros ficam todos cuidadinhos. Meus filhos vão lê-los, eu fico imaginando eu fazendo mudança e levando bilhões de livros.kkk

    Beijos, 7hings.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá Igor! Obrigada pela visita e pelo comentário!

    É isso aí!Vai guardando os livros com carinho e logo eles ganham um lugarzinho na sua futura estante e seus filhos serão as crianças mais sortudas do mundo com uma biblioteca só pra elas! ;)

    Beijão! ^-^

    ResponderExcluir
  3. Gente é tudo muito organizado né, adorei.

    ResponderExcluir
  4. Kelry Caroline organizar é divertido ^-^

    Obrigada por passar por aqui e dar um oi =D

    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Obrigada! As dicas foram ótimas e esclarecedoras.
    Há alguns dias estava procurando, porque sempre guardei os meus em saquinhos,então descobrir que isso era errado, mas não queria abrir mão dessa proteção...Então se fizer o furinho não tem problema ?

    ResponderExcluir