quinta-feira, 28 de março de 2013

DICA: Como arquivar melhor Revistas e Quadrinhos

Por Maju Raz






Mês passado falei de como conservar melhor os livros ("Na vertical é mais legal"), mas uma coisa que muitos também leem e até colecionam são as revistas e HQs. Então como conservar esses “livrinhos” que aparentam ser mais frágeis?

Bom, as dicas que passei para a conservação de livros valem aqui também, mas os cuidados devem ser dobrados para que os quadrinhos e revistas sejam conservados por mais tempo.

Para guardar as revistas, gibis e impressos de espessura fina muitos usam um “arquivador” comumente usado em escritórios. Eles são pra isso mesmo, para armazenar pastas, encadernamentos, revistas e etc. Eu particularmente tenho dois deles de modelos diferentes, mas acabei não gostando muito, pois se forem guardados fora de um local fechado acumulam muita sujeira e poeira. Outro aspecto ruim que achei é que as revistas amassam muito e ficam muito curvas já que como são leves elas sempre dão uma escorregadela e ficam curvas.

"Arquivador" - os dois tipos que tenho
Existe também o porta-magazine onde você pendura a revista de cabeça para baixo apoiando o miolo da revista, mas com o tempo as folhas vão abrindo e amassando.

Porta-magazine - Foto Google

Então a melhor forma de arquivar seus impressos é usar um saco plástico como se tivesse o “encapando”, sempre cortando uma pontinha para a entrada de ar fazer a oxigenação do papel.

Evite guardar sua coleção em lugares onde haja a exposição direta do sol que desbota o papel, envelhece, resseca e entorta as folhas.

Se preferir, depois de encapar, guarde tudo em uma pasta de plástico ou uma caixa de papelão desde que as revistas não fiquem sovadas dentro delas e fiquem guardadas em local seco e arejado. Não se esqueça de pelo menos uma vez por mês verificar o interior das pastas/caixas para verificar se não aparecem traças ou mofos.

Foto fonte: Kleiton Gonçalves
Nunca remende um livro, um gibi ou uma revista com fita adesiva. Com o tempo a cola da fita perde a resina colante e escurece a parte colada, acabam saindo e manchando o local que você colou.

Faça sempre uma lista atualizada das revistas da sua coleção. Para isso use planilhas no Excel ou utilize o site skoob que ajuda de maneira bem prática a organizar seus livros, revistas e HQs. Se o impresso que você tem não estivar no catálogo, basta registrá-lo e ele estará no sistema para todos.

Se alguém tiver mais alguma dica para passar comente. Boa organização!

Nenhum comentário:

Postar um comentário