terça-feira, 6 de agosto de 2013

EVENTO: Responsável pelo projeto artístico da basílica de Aparecida (SP) lança livro em Ribeirão Preto



Nesta quarta-feira, dia 07 de agosto, às 18h, o artista plástico paulistano Cláudio Pastro, lança em Ribeirão Preto o livro “Imagens do invisível - Na arte sacra de Cláudio Pastro”, da Edições Loyola.

O lançamento acontece no Espaço Cultural e de Extensão Universitária, da FMRP-USP (Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo).

O artista e autor fará uma palestra e haverá sessão de autógrafos.

Cláudio Pastro é responsável por todo o projeto artístico da basílica de Aparecida (SP) – que passa por um processo de modernização que será concluído em 2017.

O livro “Imagens do invisível” corresponde aos trabalhos desenvolvidos por ele entre 2000 e 2012, com a plena consciência da profunda relação que existe entre liturgia, arte sacra e arquitetura.

Para Cláudio Pastro, os lugares de culto, cristãos ou não, provocam-nos fascínio, maravilhamento e estupor e dão-nos a verdadeira dimensão do ser humano: o homem existe entre o Céu e a Terra.



Cláudio Pastro estudou teoria e técnicas de arte na França, na Espanha, na Itália e no México. Expôs seus trabalhos em dez países, ilustrou inúmeras pinturas em painéis e vitrais de igrejas na Alemanha, na Espanha, em Portugal e na Itália e recebeu vários prêmios, entre eles o Missio de Arte Sacra de Aachen, na Alemanha, em 1989. É professor de arte sacra (ensinava em seminários, quando a matéria constava no currículo). Para fundamentar seu trabalho, participa da vida da Igreja.

As obras do artista estão presentes em 350 igrejas e capelas espalhadas pelo mundo. Algumas das mais importantes encontram-se em templos paulistanos. Para a Catedral da Sé, por exemplo, ele construiu o altar de mármore branco maciço. Na Abadia de Santa Maria, no Tremembé, assina um painel pintado sobre concreto.

Fonte: Milagre do Verbo Agência de Comunicação




Nenhum comentário:

Postar um comentário