domingo, 10 de novembro de 2013

RESENHA Sessão de Terapia de Jaqueline Vargas

Por Maria Julia

Título: Sessão de Terapia
Autor: Jaqueline Vargas
Editora: Arqueiro
Lançamento: 2013
Páginas: 264

Sinopse: Theo tem um tanto de anti-herói: por trás da máscara profissional impenetrável, há um homem a um passo do colapso.” – Veja Sessão de Terapia, o livro, traz o relato secreto de Theo Cecatto – seus pensamentos, suas fobias e os acontecimentos antes e depois de cada sessão. É um diário emocional de tudo o que aconteceu com ele enquanto Júlia, Breno, Nina, João e Ana estavam em terapia. Aos 56 anos, dono de uma carreira sólida na psicologia e com um consultório lotado de pacientes, ele se encontra em uma dupla crise. Seu casamento de décadas parece um campo minado. Fora isso, o trabalho, que sempre foi tudo para ele e seu maior aliado para fugir dos problemas, se tornou um fardo insustentável. Numa narrativa que surpreende pela complexidade dos personagens e de seus dilemas, o livro conta em primeira mão o que não foi mostrado na série de TV e ficou reservado para os leitores. A voz de Theo revela gradativamente o homem por trás do profissional e a humanidade gigantesca que existe em tentar ajudar o outro em seu caminho de autoconhecimento. Mais de 9,5 milhões de espectadores mergulharam na atmosfera intimista do consultório de Theo para assistir a Sessão de Terapia, versão brasileira da série israelense que conquistou crítica e público em mais de 30 países. Sucesso na TV, o cotidiano dramático de um psicólogo e seus pacientes ganha agora nova dimensão ao levar o leitor para o universo pessoal do terapeuta.




A série de T.V. “Sessão de Terapia” estreou em outubro de 2012 e foi criada e dirigida pelo ator Selton Mello. Quando vi as chamadas na GNT logo me interessei. O seriado é baseado diretamente no seriado israelense “BeTipul”, criado pelo psicanalista israelense Hagai Levi.

Confira o teaser da primeira temporada da série:


A série foi tão bem produzida e fez tanto sucesso que ganhou uma segunda temporada que estreou mês passado. Quando vi que a Arqueiro ia lançar o livro baseado na série de T.V. com relatos dos diálogos interiores do psicólogo Theo, surtei!

A princípio pensei que não fosse gostar muito do livro, que ele fosse mais ou menos igual o romance do “Once Upon a Time”, onde o livro também é baseado na série. Mas não, “Sessão de terapia” me surpreendeu mega! Se você acompanha a série, como no meu caso, vai perceber que o livro é mil vezes mais profundo e intenso que a série. Os relatos te fazem mergulhar na vida de cada personagem e no fim você vai se pegar refletindo sobre sua vida e a vida dos que te rodeiam.

O livro conta a história de Theo Cecatto, um psicólogo de 56 anos, casado e pai de três filhos, e super famoso por ser o melhor no que faz: resolver os problemas dos outros. A gente sempre acha que psicólogo é bem resolvido já que ele “tem técnicas para resolver os problemas alheios”, mas tanto com seriado quando com o livro percebemos que não é assim. Theo não consegue resolver e muito menos enxergar os próprios problemas. De repente o renomado psicólogo se vê em uma espécie de crise e enfrenta sério problemas em seu casamento.

A narrativa se passa em torno das sessões de Theo com seus pacientes (Júlia, Breno, Nina, Ana e João) Júlia é médica. A pedido do marido a moça foi atrás de terapia; Breno é um atirador de elite que acabou matando uma pessoa por acidente e por isso buscou tratamento; Nina é uma a paciente ginasta com tendências suicidas. A garota também tem sérios problemas com a mãe. Ana e João são um casal, respectivamente, uma executiva bem sucedida e um ator desempregado que vivem um momento de crise no relacionamento. E Theo também frequenta sua psicóloga, Dora. Ele se vê confuso com seus problemas, principalmente depois que e descobre que sua mulher, Clarice, está traindo-o. Então se vê obrigado a voltar com suas sessões de terapia. Pra mim a melhor personagem é Dora. Gosto do jeito calmo dela e como ela lida com Theo. Sem contar que podemos “espiar” os diagnósticos dela, acho isso interessante. Não gosto muito do “jeito psicólogo de ser” do Theo, acho ele muito seco, muito estranho às vezes. Pode ser também por que o jeito da minha psicóloga é totalmente diferente (risos).



Adaptar uma série de sucesso internacional para um livro não é uma tarefa fácil, mas Jaqueline Vargas soube muito bem explorar cada personagem e suas características psicológicas. A autora caprichou e a editora arrasou na diagramação com as avaliações da psicóloga de Theo, com os diagnósticos e mais ainda com as fotos dos bastidores. Pirei quando presenciei tudo isso. Recomendadíssimo!

 



Quer ganhar esse livro autografado? 

Participe da Promoção que a Editora Arqueiro está fazendo no Blog! Clique aqui e saiba mais.

[PROMOÇÃO] Sessão de Terapia
Vamos brincar de sorteio? :)

Quer ganhar um exemplar de "Sessão de Terapia" autografado? Então vamos sortear 3! Um autografado pelo Zécarlos Machado, outro pela Selma Egrei e outro pela Maria Fernanda Cândido. Eles leram um trecho do livro no lançamento e marcaram esse trecho. Depois disso, autografaram para que pudéssemos sortear nas nossas redes sociais.

1- Exemplar lido e autografado por Zécarlos Machado.
Será sorteado no Facebook. Basta clicar em "participar" na aba de promoções do Facebook: https://www.sorteiefb.com.br/tab/promocao/276864 

2- Exemplar lido e autografado por Selma Egrei.
Será sorteado no Twitter. Basta tuitar o link da promoção marcando a @editoraarqueiro: http://kingo.to/1jqO

3- Exemplar lido e autografado por Maria Fernanda Cândido.
Será sorteado no nosso Instagram. Basta postar uma foto, como essa: http://instagram.com/p/gayefUv7AL/ (não precisa ser exatamente igual) marcando a @editoraarqueiro. Ao final sortearemos um número pelo random.org e contaremos a partir da primeira foto até a última.

Todos os sorteios serão realizados às 17h e os resultados serão atualizados aqui nessa notícia e divulgados nas redes sociais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário