sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

2013 em Resumo: os melhores do ano

Por Francine Estevão

2013 foi um bom ano de leitura, com mais “melhores” do que “piores”. Foram 45 livros lidos, fora os abandonados - que comecei e não terminei. Mesma quantidade de 2012 (começo a sentir um padrão se estabelecendo rs).

Bom, vamos à lista. 
(Para ler as resenhas de cada um deles, basta clicar no nome do livro.)





Esse ano, coloquei Matthew Quick na lista de autores favoritos depois de ler seus dois livros lançados no Brasil. Confesso que gostei muuuuuuito mais de “Perdão, Leonard Peacock” do que de “O Lado Bom da Vida”. Mas é impossível negar o quanto esse dois livros marcaram meu 2013.

“Divergente” e “Insurgente”, de Veronica Roth



Tem alguém que não leu essa série? E tem alguém que leu e não se apaixonou? – Pergunta retórica. Eu, que não gosto muito de distopias, me apaixonei pelo universo criado pela Veronica Roth. E mesmo achando o primeiro livro melhor que a continuação, nenhum deles poderia deixar de aparecer nessa lista.




Os Bridgertons foi mais uma série que conheci esse ano e pela qual me apaixonei. Morri de dar risada com o primeiro livro e não quis mais abandonar a série. Em fevereiro, tem continuação! 

“O Presente”, de Cecelia Ahern



Esse livro foi uma surpresa boa no meu fim de ano. Eu estava desapontada com a Cecelia depois de ler “O livro do amanhã”. Então ela resolveu me surpreender me fazendo chorar pela primeira vez com um livro. O melhor dos melhores de 2013!

“Juntos para sempre”, de Walcyr Carrasco



Também foi uma surpresa. Não esperava me apaixonar tanto pelo livro. Talvez por não acreditar muito nesse lado espiritual da história, eu achei que não fosse gostar tanto, mas acabei completamente envolvida e emocionada. Lindo!

“Procura-se um marido”, de Carina Rissi



Podem dizer que “Perdida” é o melhor livro da Carina – e eu amei a história. Mas o meu favorito, com certeza, é “Procura-se um marido”. Eu chorava de rir em algumas partes e em outras eu tinha vontade de entrar no livro e dar umas boas palmadas nos personagens.

“Esconda-se”, de Lisa Gardner



Eu já tinha outros livros dela na estante, mas nunca tinha lido. Resolvi começar por esse porque ele foi o último que chegou em casa. Agora não vejo a hora de tirar da prateleira os outros títulos da autora. Bem, isso resume o quanto gostei da história que foge dos clichês e dos desfechos tradicionais de livros policias/investigativos. Além disso, o jeito de conduzir a história me lembrou bastante um dos meus favoritos ever, “O Aliciador”, então não podia ficar de fora dessa lista!

“Frio do Além”, de Charlaine Harris



Nem parece que foi nesse ano que li esse livro. Mas não tinha como deixar uma das minhas séries favoritas de fora da lista de melhores de 2013. Agora que só quero ver quando é que a editora Leya vai lançar o quarto e último da série. Acho que já passou da hora (hunf!).

“Jessie hearts NYC”, de Keris Stainton



O livro é ótimo e infelizmente ainda não foi traduzido para o português. É um excelente “passeio” por Nova York e a história é toda bonitinha, sem ser clichê.

“Eu amo New York”, de Lindsey Kelk



E por falar em Nova York… Apesar de esse livro não mostrar muuuuito da Big Apple, ele é daqueles que te fazem querer embarcar imediatamente para lá e viver tudo que a personagem vive na história.




Esse livro é curto e extremamente rápido de ser lido, mas é daqueles que ficam na nossa cabeça por muito tempo depois que acabamos de ler. Da série que dá vontade de viver tudo intensamente enquanto temos tempo.

***

E ai, concordam ou discordam de algum? E quais foram os melhores livros que vocês leram este ano? Deixem nos comentários! =)  




2 comentários:

  1. Divergente é um livro muito perfeito, me apaixonei quando li ele, e em breve lerei Insurgente. Também gostei muito de Procura-se Um Marido, mas prefiro Perdida, da mesma autora, ambos são muito bons, só que Perdida é perfeito!
    http://leituramagnifica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. A maioria dos livros citados eu já conhecia, mas ainda não li nenhum. Alguns quero ler em 2014, e espero que sejam bons mesmo! Aqueles da Julia Quinn me deixaram super curiosos pois foi muito bem elogiado, e os do Matthew Quick me deixam com uma ponta de dúvida, vou ter que ler para descobrir! haha, Feliz 2014!

    http://blogliterariopalavrasaovento.blogspot.com.br

    ResponderExcluir