segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Q&A a day

Por Francine Estevão

Depois de ver “Q&A a day” (365 perguntas, 5 anos, 1.825 respostas) em diversos blogs, não resisti e fui correndo atrás do meu.

Ele é um diário com duração de cinco anos. Com 365 perguntas, uma para cada dia do ano, e com cinco espaços por página, um para cada ano, que você preenche com a resposta à pergunta do dia e com o ano.



Além de lindo, ele é viciante! Em menos de uma semana, já não conseguia mais ir para a cama antes de responder à pergunta do dia.

A graça e a proposta do diário está em, daqui um ano, ou em cinco, quando você for responder àquela pergunta novamente, você vai reler a resposta que deu um ano atrás e vai “ver” como você era, qual o efeito do tempo em você.

"Eles sempre dizem que o tempo muda as coisas,
mas, na verdade, você é quem tem que mudá-las." (Andy Warhol)

Quantas vezes você lembra da resposta ao ser questionada sobre o que você estava fazendo há exatamente um ano? Difícil, né? Então, mais do que um livro de memórias, esse diário é também uma cápsula do tempo e nos convida a avaliar as mudanças pelas quais passamos ao longo dos anos, ou até mesmo nos mostra o quanto ficamos estagnados no mesmo ponto (o que já é um chacoalhão e tanto!).



Seja com perguntas simples como “Qual foi a última vez que você andou de avião?”, ou com algumas mais complexas e reflexivas como “Quem é você?”, ou até com algumas questões físicas que nos remeterão no futuro ao lugar ao qual estávamos no passado como “Como é o local onde você está agora?”, “Q&A” é um convite a enxergarmos nosso presente, pensarmos no nosso futuro e analisarmos nosso passado.



Para quem sempre gostou de fazer diários ou até mesmo para quem nunca foi muito de escrever sobre o seu dia a dia, “Q&A” traz uma proposta diferente e interessante para registrarmos nosso cotidiano.



Onde comprar: Livraria CulturaAmazonBookDepository

4 comentários:

  1. Olá, Boa Noite. Eu encontrei o Q&A a Day: 5-Year Journal à venda no amazon, mas lá eles tem uma versão hardcover e outra diary. Você saberia me dizer a diferença entre eles? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Dandara. Fui pesquisar e não encontrei nada sobre a diferença, então confesso que não sei bem qual seria. Aparentemente, pelo que vi na Amazon, a diferença é mais "física" do que de conteúdo. O diary tem a lombada preta e parece ser mais simples. O meu, este das fotos, é o hardcover. Espero ter ajudado pelo menos um pouquinho :)

      Excluir
  2. Há como se iniciar o registro em qualquer época do ano ou somente no início mesmo? Pergunto isso porque queria comprar, mas já estamos em março...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Márcio! Pode começar a escrever quando quiser sim. Eu, por exemplo, comecei a escrever em setembro do ano passado quando ganhei o livro ;)

      =D Beijão

      Maju Raz

      Excluir