sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Resenha "Antes que o verão acabe" de R.Dover

Por Maju Raz


Título: "Antes que o verão acabe"

Autora: R.Dover

Ano: 2014

Vendido por: Amazon

Sinopse: Brígida, Daniel e Vitor se conheceram em um verão quando crianças. Juntos formaram um trio inseparável durante anos e se não fosse pela antiga amizade, Brígida e Daniel até fariam um casal que teria tudo para dar certo. Porém, o forte laço se rompe quando Brígida, sem dar motivos, foge para o exterior. Após oito anos, Brígida ainda carrega o segredo que a levou embora, mas volta para seus grandes amigos com esperança de reparar os erros do passado. Nem todos os corações estarão preparados para perdoá-la e agora ela precisa se resolver com todas as palavras não ditas antes que o verão acabe. 



“O que aconteceu com eles durante todos esses anos?”

Eu venho enrolando há muito tempo para fazer esta resenha por um simples motivo: medo. Medo? Sim...medo de não conseguir expressar o que tem que ser proclamado.

Eu tenho um carinho muito especial por este livro, pois tive a oportunidade de poder ver de perto a escritora dando vida ao romance. Como foi bom, divertido e gostoso acompanhar Brígida, Daniel e Vítor durante dias e meses somados a expectativas para ler os capítulos que saíam do forno quentinhos. Foi uma experiência única acompanhar o nascimento de um “filho” tão de perto.

Terei de ter muito cuidado para não dar spoilers, pois este livro é repleto de detalhes inenarráveis por mim, mas sim por ele próprio.

Bom... O que dizer destes três amigos Bri, Dani e Vitor? Sim, eles são tão íntimos, pois é assim que a autora consegue defini-los ao leitor. Presenciamos uma escrita tão cheia de consonância e sinestesias que de repente nos pegamos devorando situações, frases e capítulos e nos sentimentos dentro da história. 

“...os dedos de Daniel passando pelas cordas do violão como se o ser humano e o objeto tivessem nascido juntos...enquanto o sol apreciava aquela amizade e dividia aquele momento até que eles ficassem separados pelas montanhas do horizonte.”

Os três amigos são inseparáveis e se conhecem desde a infância. Presenciamos através de capítulos alternados como se conheceram ainda crianças, suas aventuras, brincadeiras, palhaçadas, dramas e passamos a nos entusiasmar com todo esse enredo.

De uma hora pra outra Brígida resolve estranhamente ir embora. Eu particularmente quis matar a personagem essa hora – a xinguei de mimada, chata, doida... Ela some e não explica nada pros amigos! Depois de viver tantos momentos fofos e lindos e uma amizade de fazer inveja (branca tá gente). E aí bate aquele desespero: SERÁ QUE A AUTORA VAI REVELAR POR QUE ELA PARTIU? (Sim, está em caixa alta pois é assim mesmo que você questiona) E aí você se pega engolindo as páginas pra ver se sua raiva por Brígida some E POR QUE ELA FOI EMBORA...

“Por que ela foi embora? Por que ela me deixou?”

Vamos parar de falar da Brígida e falar do meu personagem favorito depois do cachorro:

“É Syrio, meu cachorro.
-Você trouxe seu cachorro? É um poodle? – perguntou Vítor.
-Não, por que acha que ele seria um poodle? Ele é um São Bernardo de cinco anos.”

Daniel é alegre, lindo, alto, cabelo escuro e olhos azuis, estiloso e lindo e fofo e engraçado (suspiros), sim eu sou #TeamDaniel e é impossível não ficar gamada nele. A principio achava que ele era um daqueles moços infames, mas não. Ele é TUDO! Não posso desprezar o Vítor, amigo certo de horas incertas (e certas também). Um gracinha de moço, mas não teve jeito – me apaixonei por Daniel.

Volta Maju, volta e foca na história!

Eis que Brígida volta! Sim ela volta e eu continuo querendo mata-la. Que tanto segredo esconde o passado pra que ela tenha fugido? A garota pensa em recomeçar tudo o que viveu com seus amigos do zero, mas não vai ter jeito. Seja o que for que aconteceu é impossível deixar pra trás toda alegria, ocasiões e angústias - vai ter que encarar tudo de frente pra só assim dar rumo novamente à amizade alegre desses três.

Eu simplesmente amo a froma de escrita da autora. Ela escreve de um jeito que faz parecer cinema. Se Danielle Steel é a rainha do romance este livro não é diferente. Drama, comédia e romance descritos com profundeza de emoções, sentimentos e diversos planos sensoriais. A construção das personagens é tão bem arquitetada que os vemos em forma de vida real. Sendo assim fica bem mais fácil se identificar com eles e sentir como se eu mesma pudesse experimentar as aflições das personagens ou me apaixonar como elas.  

“O medo, penetrando cada centímetro de seu corpo, aquele medo de sempre, que a atormentava todos esses anos, começava a pulsar de novo em sua veia”.

Ela nos apresenta suas vidas, suas felicidades, seus problemas diários. E  um romance não pode ficar sem uma pitada de drama - ela nos apresenta seus sofrimentos,  seus amores fracassados, suas perdas. Ah! Como é fácil chorar e rir com eles! Impossível não se apaixonar pelo Daniel, não torcer por Brígida e Daniel, não deixar de xingá-los com as burradas que fazem e não ficar indignada e não odiar uma certa personagem que não posso falar o nome GRRRR! Acho que o instiga é que eles são humanos como nós. É carregado de emoção e causa arrepios. É forte, impactante.

Amor, realidade, amizade, sentimentalismo, música, praia, mar, montanhas (minhas partes favoritas do livro), aventura e suspense em exatas proporções com uma vontade forte de viver tudo aquilo!

“O mar com seu barulho de dono do mundo, o sol mais quente, as árvores em torno das casas, a areia que tanto gostava de brincar...”

Só se larga do livro quando se lê o ultimo ponto final e ainda assim ficamos nos coçando pra saber o que acontece depois e mesmo assim um desejo incontrolável de ler outras coisas da autora nos toca. Essa história vai sempre ficar viva comigo, afinal, já dizia Loyola: “Personagens nunca morrem”. 

Ao mergulhar em "Antes que o Verão Acabe" eu pensei: todos precisam conhecer essa história! TODOS! Ao final você fica com a sensação de que as personagens continuam vivas, nas páginas ou na imaginação. Um livro que merece ser lido por todos. E relido. E relido. E relido...Amo! 

Este post, além de tentar expressar o quanto esse livro é intenso, é para agradecer por essa história linda e brilhante que a autora nos proporcionou e por poder fazer parte disso. Desejo de todo o coração os parabéns e um mega sucesso!

Hoje é também o lançamento do livro no site da Amazon e eu, se fosse você, não deixava de clicar aqui para se aventurar com Brí, Dani e Vítor!

Quem se interessar pode ler os 4 primeiros capítulos no Wattpad e conferir o livro no SKOOB




2 comentários:

  1. AI.MEU.DEUS! MORRI!
    Que linda essa resenha s2
    Não deixei de notar a comparação com a Danielle Steel ;) HAHAHAHAHA. Se um dia eu chegar aos pés dela, será nesse mesmo dia que falarei diante do espelho "consegui ser escritora".

    Muito obrigadaaaa!!!!! Se não fosse por você essa história nunca teria chegado na página final, jamais teria ido parar no Wattpad e nem em sonho estaria na Amazon, então se alguém tem que agradecer, essa pessoa aqui sou eu!!!

    PRIMEIRA RESENHAAA \o/ \o/

    Beijos,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chorei agora, sua linda! Obrigada por tudo! Você é sim comparada e se te comparo é por que faz jus ;)
      Sucesso! BEijão <3

      Excluir