quinta-feira, 23 de outubro de 2014

RESENHA: "Manual do mundo", de Alfredro Luis Mateus e Iberê Thenório

Por Maju Raz

Título: Manual do Mundo
Editora: Sextante
Ano: 2014
Páginas: 240

Sinopse: Diversão + educação. Essa foi a fórmula que o jornalista Iberê Thenório usou para criar um dos maiores canais de educação do YouTube. Com mais de 2 milhões de inscritos e 300 milhões de visualizações, o Manual do Mundo é uma série de mais de 600 vídeos que ensinam de tudo: desde dobrar uma camiseta em dois segundos até fazer um barco caseiro de papelão que leva quatro pessoas. Neste livro, escrito com o químico Alfredo Luis Mateus, foram selecionados os experimentos científicos mais divertidos e, ao mesmo tempo, simples de serem feitos em casa – muitos deles ainda inéditos no Manual do Mundo. Cabo de guerra sem corda. Pintura sem tinta. Caixa acústica sem eletricidade. Parece esquisito? Essas e outras experiências vão mostrar que é possível fazer muita coisa legal com materiais que estão escondidos na sua casa e que poderiam acabar indo para o lixo. Você vai tatuar frutas, usar uma lâmpada que não ilumina, moldar e reciclar plástico, soltar foguetes e experimentar com ímãs e reações químicas. Vai aprender a transformar um celular em projetor e em microscópio. Encontrará projetos para fazer coisas úteis, geringonças, jogos, mágicas para mostrar para os amigos. Vai fazer arte de um jeito diferente e se divertir na cozinha. Tudo isso com instruções passo a passo e muitas fotos explicando direitinho como se faz. E como sempre no Manual do Mundo, além de mostrar como construir, você encontra a explicação do que acontece, de um jeito bem fácil de entender. 

Esse livro já está sendo bem cobiçado aqui em casa. Primeiro que minha mãe tem medo de me dar coisas para fazer experimentos, sim, sou véia de guerra já, mas mesmo assim as pessoas tem medo da Maju desastrada (hehehehe) e segundo que meu irmão é um quase químico e quis testar algumas coisas.

Eu particularmente achei a ideia do livro muito massa! Tem vários elementos que servem pro dia a dia e outros para presentear alguém , passar o tempo e saber o funcionamento das coisas.

Adorei as explicações e ilustrações. O livro é dividido em dez partes que vai de acordo com os materiais que você usará nas experiências:

-Sublimes movimentos;
-Densidade épica;
-Água surpreendente;
-Admiráveis reações químicas;
-Fantásticos plásticos;
-Magnetismo inesperado;
-Eletricidade notável;
-Luz visionária;
-Som inspirado;
-Fenomenais arranjos moleculares.




É bem simples de se fazer tudo e os materiais são encontrados facilmente.

Fui tentar fazer uma geleca, mas não li direito e fiz errado (viu a preocupação da minha mãe agora?), então #Fail. Aí tinha acabado a água boricada e não pude refazer pra mostrar pra vocês L

Mas vou deixar aqui o meu fail pra vocês rirem.



Outra coisa que quero muito fazer e que ainda vou fazer pra mostrar pra vocês é transformar o celular em projetor. Sim! Isso é possível! Assim que meu celular chegar da assistência técnica (ô sorte!) eu faço e posto.




Um dos autores, Iberê, tem um canal no youtube chamado Manual do Mundo onde encontramos mais experimentos e novidades – dobrar camisetas em segundos, desenhar em bananas, química escolar aplicada etc. Clique aqui para acessar. 


O Globo titulou o autor deste livro o ‘Beakman brasileiro’. Em entrevista ao site Iberê disse "que a “intenção do canal é fazer com que as crianças e jovens adolescentes se apaixonem pela ciência assim como ele se apaixonou, na época em que brincava de alquimista na garagem do pai em Piedade, no interior de São Paulo. Quero despertar nos pequenos o interesse pelo lado divertido da química e da física, pelos efeitos mágicos dos experimentos. E, ao longo do tempo, essas crianças podem passar a fazer conexões com o dia a dia, com o que aprendem na escola, e se tornando verdadeiras cientistas — explica Thenório, cujo livro mira principalmente os estudantes do Ensino Fundamental 2, do 6º ao 9º ano. — Esse é o pessoal que vai poder conferir na prática o que aprende na escola."

Um comentário: