quarta-feira, 29 de outubro de 2014

RESENHA: “Como Eu Era Antes de Você”, Jojo Moyes

Por Francine Estevão

Título: Como eu era antes de você
Título Original: Me Before You
Autora: Jojo Moyes
Editora: Intrínseca
Lançamento: 2013
Páginas: 320

Sinopse: Aos 26 anos, Louisa Clark não tem muitas ambições. Ela mora com os pais, a irmã mãe solteira, o sobrinho pequeno e um avô que precisa de cuidados constantes desde que sofreu um derrame. Além disso, trabalha como garçonete num café, um emprego que ela adora e que, apesar de não pagar muito, ajuda nas despesas. E namora Patrick, um triatleta que não parece interessado nela. Não que ela se importe. Quando o café fecha as portas, Lou se vê obrigada a procurar outro emprego. Sem muitas qualificações, a ex-garçonete consegue trabalho como cuidadora de um tetraplégico. Will Traynor, de 35 anos, é inteligente, rico e mal-humorado. Preso a uma cadeira de rodas depois de um acidente de moto, o antes ativo e esportivo Will desconta toda a sua amargura em quem estiver por perto e planeja dar um fim ao seu sofrimento. O que Will não sabe é que Lou está prestes a trazer cor a sua vida. E nenhum dos dois desconfia de que irá mudar para sempre a história um do outro.


Dois dos muitos aspectos que me fazem classificar um livro como excelente são: 1- quando ele não sai da minha cabeça por um bom tempo mesmo após o término da leitura e 2- quando eu sinto que ele mudou algo em mim. “Como eu era antes de você” é exatamente esse tipo de livro. Arrebatador, que tira o leitor da zona de conforto e do mundo cor-de-rosa dos romances, com começo, meio e fim pouco provável e bastante fora dos clichês dos romances aos quais estamos acostumados e completamente apaixonantes, uma característica da autora. Com uma história teoricamente triste, mas que arranca não só lágrimas como também muitos risos e que nos faz enxergar esperança e coisas boas em situações nas quais normalmente não conseguiríamos encontrar pontos positivos.

Jojo Moyes já me arrancou suspiros em “A última carta deamor” e desde então me prometi ler todos os livros que ela escrevesse. Demorei muito até tirar “Como eu era antes de você da minha estante digital, mas a autora comprovou que merece mesmo toda a minha atenção quando um novo título dela surgir à minha frente.

No princípio, fiquei um pouco receosa com a história, mas aos poucos fui me envolvendo com cada personagem e me apaixonando por cada um deles, suas características, manias e humores, e quando vi já estava lá, dentro da história de Lou e Will, personagens que ganham vida de verdade enquanto acompanhamos suas histórias e as mudanças que ambos causarão nas vidas um do outro.

Lou é aquela pessoa bastante conformada com sua vida pacata e sem ambições na vida, ainda assim uma personagem cativante. Will é o cara que tinha de tudo do bom e do melhor, mas de quem o destino tirou o básico para que ele fosse feliz, fazendo dele um personagem amargo. É após se conhecerem, quando Lou se torna cuidadora de Will, que embarcamos numa jornada de conhecimento e reflexão sobre as coisas que realmente têm valor na vida e de como é possível ir além quando se sabe como e com quem. E que nem sempre é possível se mudar o destino final, mas que podemos fazer o melhor do caminho até lá.


O livro, que em breve será adaptado pro cinema (leia aqui), ainda me lembrou bastante o filme “Intocáveis”, então se você também se apaixonou pelo filme, a leitura de “Como eu era antes de você” é mais do que indicada!

Um comentário:

  1. Juro, não dei bola pra esse livro pq achei que seria mais uma drama NA - gênero do qual estou fugindo - nem ler a sinopse li. Agora to aqui, arrependida ao extremo, pq adorei a sinopse e amei Intocáveis ♥

    ResponderExcluir