quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

RESENHA: "Minta que me ama", Maria Duffy

Por Francine Estevão

Título: Minta que me ama
Título original: Any Dream Will Do
Autores: Maria Duffy
Editora: Novo Conceito
Lançamento: 2014

Sinopse: O inverno é a estação mais aconchegante do ano, mas Jenny Breslin não se sente nada confortável. Tudo na sua vida a total ausência de romance, o emprego chatíssimo no banco foi tocado pela mágica das festas de fim de ano. A simples ideia de passar por mais um Natal com a sua mãe extravagante e Harry, o novo namorado dela, a enche de pavor. Mas isso é na vida real... No Twitter, as coisas não poderiam estar mais interessantes. Nele, Jenny tem uma carreira em ascensão, uma vida amorosa sensacional e uma agenda superconcorrida. Então, em uma noite de bebedeira, Jenny está tuitando com suas amigas Zahra, Fiona e Kerry. E de repente ela as convida para passar alguns dias em sua casa em Dublin. À medida que a sua vida virtual entra em rota de colisão com a sua verdadeira rotina, Jenny não sabe para onde correr. Tudo parece contribuir para mostrar que a existência das suas companheiras de Twitter é um milhão de vezes mais interessante do que a sua. O fim de semana chega, e segredos são compartilhados. Jenny começa a perceber que, enquanto ela sonhava, as coisas acontecem bem depressa. Será que é muito tarde para que ela volte a assumir o controle da sua própria e verdadeira vida?


Jenny não é a pessoa mais satisfeita do mundo com a sua vida. Não gosta do trabalho, não consegue encontrar o homem dos seus sonhos e faz de tudo para ver a mãe o mínimo possível. Como escape da sua trágica vida real, ela usa o Twitter. Na rede social, ela acredita ter mais liberdade não só para ser ela mesma como também para deixar sua vida mais emocionante com algumas mentirinhas que não farão mal a ninguém.

Na rede social, ela passa a maior parte do tempo conversando com Zahra, Fiona e Kerry. As quatro acabaram se tornando grandes amigas através do Twitter e agora planejam um encontro na vida real. Próximo ao Natal, as três irão visitar Jenny em Dublin e ficarão na casa dela durante quatro dias nos quais elas pretendem se divertir muito e tornar a amizade virtual ainda mais forte.

O que elas não esperavam eram dar de cara com imprevistos que trariam à tona verdades ocultas pelas palavras não ditas ou pelas mentiras contadas virtualmente.

Fiquei um pouco decepcionada com o livro, porque quando o peguei para ler, às vésperas das festas de fim de ano, esperava encontrar uma história romântica, fofinha, contada em dias de festas, repleta de amor e neve e que faria eu me emocionar. Acho que fui enganada pela capa, que não traduz muito bem o que encontramos nas páginas do livro. Mas por fim, me despindo de toda e qualquer expectativa, eu achei a história engraçadinha e até me identifiquei em alguns pontos.

No começo o livro é um pouco parado, demora muito até chegar ao que importa, que é o encontro das quatro amigas em Dublin. Mas depois disso, a história deslancha e a leitura fica um pouco mais interessante, rápida e engraçada.

Gostei bastante do mote, quando pessoas que só se conhecem virtualmente resolvem se encontrar na vida real, e achei o desenvolvimento das situações que envolvem toda a expectativa quanto a esse encontro bastante reais. Só quem já conheceu um amigo virtual sabe o frio na barriga que dá e o medo de ele ser um serial killer disfarçado (rsrs).

O fato de a história se passar em uma das minhas redes sociais favoritas também me deixou mais interessada pela leitura (embora eu não conheça alguém que faça do Twitter quase uma sala de chat, mas vamos relevar).  


E por fim, a história acaba ensinando à Jenny e aos leitores, que nem sempre as coisas são como parecem ser, tanto para o bem quanto para o mal. Ou seja, nem tudo que parecia maravilhoso no Twitter era tão bom assim quando visto de perto, nem sua vida que ela achava ser tão ruim, era de fato tão ruim quanto parecia ser. 

Um comentário:

  1. eu vi varias resenhas desse livro e á coloquei na listinha, espero gostar também!

    www.byanak.com.br

    ResponderExcluir