segunda-feira, 15 de junho de 2015

RESENHA A Playlist de Hayden de Michelle Falkoff


Título: A Playlist de Hayden
Título original: Playlist for the dead
Autora: Michelle Falkoff
Editora: Novo Conceito        
Páginas: 283

Sinopse: Depois da morte de seu amigo, Sam parece um fantasma vagando pelos corredores da escola, o que não é muito diferente de antes. Ele sabe que tem que aceitar o que Hayden fez, mas se culpa pelo que aconteceu e não consegue mudar o que sente

Enquanto ouve música por música da lista deixada por Hayden, Sam tenta descobrir o que exatamente aconteceu naquela noite. E, quanto mais ele ouve e reflete sobre o passado, mais segredos descobre sobre seu amigo e sobre a vida que ele levava.

A PLAYLIST DE HAYDEN é uma história inquietante sobre perda, raiva, superação e bullying. Acima de tudo, sobre encontrar esperança quando essa parte parece ser a mais difícil.


"Era mesmo muito difícil estar ali sem ele."

Logo nas primeiras páginas meu coração já entra em desespero...Hayden se mata e seu amigo o encontra. Calma! Isso não é spoiler, tá na sinopse, não me matem.

Esse é daqueles livros que mexem com sua cabeça e seu coração e te dão uma ressaca literária danada! Mas pro bem...nos faz refletir sobre muitas coisas. Às vezes ferimos o próximos sem dar conta, às vezes não dizemos o quanto gostamos de uma pessoa, às vezes não reparamos no quanto o outro sofre sozinho e mesmo rodeado de amigos se sente solitário.

Eu fiquei aflita imaginando algum de meus amigos fazendo isso...me dá desespero só de cogitar!  O que eu amei no livro foi o livro começar com uma música em cada capítulo. Fiz até uma playlist no Spotify e quem quiser pode acompanhar – está com o nome de “A Playlist de Hayden” mesmo. A Editora Novo Conceito disponibilizou um site com as músicas também pra quem quiser ouvir só clicar aqui.


“Mas todo o sentido de se viver em um mundo de fantasia é a própria fantasia é si, não é?

O garoto Hayden nunca foi popular. Ele era geek, ele tinha um amigo apenas, sofria Bullying de todos os lados inclusive do seu próprio irmão e seus pais nunca deram muita atenção a ele. Eis que ele sai com seu melhor amigo Sam para uma festa e....incidentes acontecem. Hayden não aguentou e se suicidou com remédios e álcool.

Sam encontra seu corpo morto na manhã seguinte e uma lista de músicas dedicadas a ele. É aí que Sam tenta entender a vida de seu melhor amigo e refletir o motivo da morte de Hayden.

“Eu tinha escutado aquelas músicas sem parar naquele dia, tentando descobrir o que ele quis dizer com aquilo...”

Eu gostei deste livro, embora houvesse momentos lentos no livro. Eu gostei do personagem de Sam e dos segredos que se desenrolaram perto do fim. Eu me senti mal por Hayden, claro que ele deveria ter se matado após o incidente ... O suicídio não é a resposta nem a fuga, mas não tem como julgar uma alma desesperada.

“Muitas pessoas querem ser invisíveis. Talvez elas até pensem que podem fingir que são. Mas sempre alguém as vê.”

Na verdade acho que me senti pior pelo Sam, pois ele prezava muito a amizade e a pessoa que era Hayden. Enfim...curti muito, é cheio de citações de cantores, músicas e filmes e quadrinhos geeks que chamou mais minha atenção ainda. Devorei o livro e recomendo a todos vocês.


“Só que as garotas acham o Chris Martin gato e o Tom Yorke esquisito, por isso o Coldplay vende zilhões de álbuns e o Radiohead atinge os Geeks como a gente.”



A Playlist de Hayden

1. How to Disappear Completely- Radiohead
2. Crown of Love- Arcade Fire
3. Mad World- Tears For Fears/Gary Jules
4. Invisible- Skylar Gray
5. One- Metallica
6. Pumped up Kicks- Foster The People
7. I Don't want to Grow Up- The Ramones
8. Dianne Young- Vampire Weekend
9. Smells Like Teen Spirit- Nievana
10. One Step Closer- Linkin Park
11. The Mariner's Revenge Song- The Decemberists
12. Adam's Song- Blink 182
13. Alison- Elvis Costello
14. This is How It Goes- Aimee Mann
15. Despair- Yeah Yeah Yeahs
16. On Your Own- The Verve
17. Let It Go- The Neighborhood
18. Say Something- A Great Big World
19. Everybody Knows- Leonard Cohen
20. How to Fight Loneliness- Wilco
21. Conversation 16- The National
22. Last Goodbye- Jeff Buckley
23. Hurt- Nine Inch Nails
24. For Emma- Bon Iver
25. Cosmic Love- Florence And The Machine
26. The Mother We Share- Chvrches
27. It's Only Life- The Shins



Um comentário:

  1. oi flor, eu não solicitei, mas já estou me arrependendo! Vejo só coisas positivas pelo livro e estou cada vez mais tentada a comprá-lo!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir