segunda-feira, 2 de maio de 2016

RESENHA Uma História Incomum Sobre Livros e Magia de Lisa Papademetriou

Título: Uma História Incomum Sobre Livros e Magia
Título Original: A Tale of Highly Unusual Magic
Autora: Lisa Papademetriou
Editora: Arqueiro
Páginas: 192

Sinopse: “Duas meninas encontram um livro mágico e cada uma se vê envolvida numa história que parece ser contada sozinha. Kai chega ao Texas para visitar sua tia-avó Lavinia – uma senhora extravagante, durona e fã de hip-hop. Do outro lado do mundo, no Paquistão, Leila deseja ser tratada como uma princesa pela família de seu pai e viver fortes emoções. Elas só não fazem ideia de que seus mundos completamente diferentes estão prestes a se chocar graças a um enigmático livro em branco. Quando Kai escreve no livro, suas palavras magicamente aparecem no exemplar de Leila. As meninas então percebem que O cadáver excêntrico reage a cada frase acrescentada – não importa se foi inspirada pelo ataque de um chihuahua ou por um mal-entendido com uma cabra – com um trecho da história de amor vivida por Ralph Flabbergast e Edwina Pickle mais de cinquenta anos antes. Uma história incomum sobre livros e magia entrelaça essas três perspectivas – de Kai, Leila e Ralph – de uma forma divertida e emocionante. É uma narrativa mágica sobre o destino e os laços invisíveis que nos ligam uns aos outros.

“– Quero saber se você acredita em magia. Não na magia cotidiana. Estou falando de uma magia, assim, incomum. Uma magia muito incomum.”

Por que escolhi esse livro? Pelo nome e pela capa. MAGIA – CAPA MÁGICA MAIS QUE MARAVILHOSA. Uma história nada comum que fala de duas garotas: Leila vai passar as férias de verão com a família no Paquistão e Kai vai para a casa de sua tia-avó no Texas. Ambas encontram cópias idênticas de um livro que parece vazio, mas que diz “se você escrever aqui uma magia acontecerá”. Elas escrevem e o livro responde e a pessoa do outro lado do mundo que tem o livro em branco também consegue ler o que está escrito revelando uma história que vai puxar Kai e Leila juntas em maneiras que nunca poderia ter imaginado.

“- Tudo é mágico. O céu, as estrelas, o mundo inteiro. É um milagre se a gente pensar bem.”

Este é um exemplo de livro maravilhoso que mostra o que é realismo mágico. A magia em si é encantadora e a escrita é fantástica e mágica. Muitas quotes registradas. Leila e Kai são protagonistas maravilhosas, reais, vulneráveis, fortes e fascinantes.  Os capítulos tem uma doce sensação mágica evocada pelo estilo de Lisa.

"O que são cinco anos para alguém apaixonado? Uma eternidade, é claro. Mas uma eternidade pela qual vale a pena esperar."

É um livro muito bem feito! Eu amei as histórias entrelaçadas e a autora amarra as histórias adicionais de uma maneira muito boa - a história que o livro dentro do livro está contando. Sensacional! Muito inovadora a voz do narrador se intrometendo várias vezes e todas seus acenos para o leitor.

“Não sabia que, às vezes, encontrar um amigo de verdade pode nos fazer perceber melhor a solidão que há na nossa vida até aquele momento”.

Achei bem legal e interessante essa abordagem de integração cultural paquistanesa através dos olhos de uma garota americana-paquistanesa, Leila. Eu senti como se eu estivesse aprendendo muito sobre vida doméstica da menina e como eles veem o mundo à sua volta. As histórias coincidentes entre as duas meninas, foram retratadas muito bem com cada uma em seu desenvolvimento. Muito bem escritas.

“Porque ele gosta de destruir tudo que não entende, ou seja, quase tudo.”

Um romance onde sua imaginação vai pirar. Ótimo para os leitores que gostam de rir e serem levados para fora de seus assentos e transportados para lugares totalmente diferentes. Há personagens fantásticas e encantadoras e peculiares. Não diria curto, diria escrito com a magia certa para aqueles que gostam de deixar sua imaginação voar para lugares loucos. É um livro sobre amizade e família, mas acima de tudo sobre acreditar em si mesmo, mágico!

 “Eu quero um final feliz.”


Eu resolvi compartilhar com vocês este vídeo que achei muito legal da autora contando como se inspirou para escrever o livro. Confiram: 


Nenhum comentário:

Postar um comentário