terça-feira, 14 de junho de 2016

FEIRA DO LIVRO Booktubers falam sobre literatura Clássica X Contemporânea


Essa semana está acontecendo a Feira do Livro de Ribeirão Preto. Este ano contamos com muitos autores interessantes. Ontem, infelizmente, eu perdi Raphael Montes e Ignácio de Loyola Brandão, mas consegui chegar a tempo para o bate papo com os booktubers Gabriela Pedrão do Vlog "É o último juro" e Renan Rocha do canal "Se Livrando". 

 Foi um bate papo muito legal e descontraído sobre o Clássico X Contemporâneo. Gabriela começou falando sobre sua paixão por leitura e que seu canal surgiu dois anos atrás quando ainda estava terminando o mestrado e começando doutorado: "Na correria da vida tensa, ler voltou a ser uma válvula de escape e voltar a me cobrar mais a ler e poder falar com conteúdo no canal." A booktuber ainda falou do nosso hábito de comprar mais e ler menos, isso a fez com que criasse o canal e se comprometesse a ler o que já tinha em casa. Renan Rocha se aproximou da leitura com Harry Potter e o canal foi um meio de se cobrar mais um retorno da leitura.


Ambos falaram de suas paixões de literária e começaram a debater sobre Nárnia. "O mundo de Nárnia é maravilhoso", disse Renan, mas o jovem pensa que o livro ainda seja bem mais para o público infantil que adulto. Gabriela disse que não foi nada fácil ler "As crônicas de Nárnia" - "Fiquei meio deslocada no universo de Nárnia, estamos meio velhos pra isso, risos". 

Após muitas curiosidade e novidades sobre esse mundo mágico de Nárnia, os booktubers falaram de Harry Potter e como J.K.Rowlling mudou a vida de muitas pessoas. Gabriela leu o livro após assistir o primeiro filme e comprou o segundo volume da saga do Bruxo na Feira do Livro. Harry Potter cresceu e acompanhou a idade da jovem e fez parte da infância e adolescência dela: "O mundo parava nos lançamentos de Harry Potter. Não tinha internet e essa coisa de compra online. Eu ligava quase todo dia na livraria perguntando se o livro novo já havia chegado. Essa vida online que deixa tudo tão prático tirou um pouco dessa mágica de espera. Não vai haver nada igual a esse fenômeno". Renan começou a ler Harry Potter e leu quatro títulos em uma semana. Quando se deu por si já estava lendo muitos outros: "Harry Potter é apaixonante!".

No meio desse debate sobre Harry Potter, Gabriela convidou Mariana Andrade do Harry Potter Aliance que com o projeto de arrecadação de livros ‪#‎AccioBooks‬ deste ano arrecadou 475 livros que foram divididos entre a Fundação Feira do Livro e o colégio Sathya Sai. O Potter Alliance Harry transforma fãs em heróis e muda o mundo com ativismo acessível através do poder da história. Desde 2005 fazem um trabalho com milhões de fãs que trabalham para a igualdade, os direitos humanos, e alfabetização - "A cultura criativa e colaborativa que resolve os problemas do mundo."

Mariana Andrade do HP Aliance

E assim foi esse debate informal sobre literatura que deu início o Centro de Debates Literário da Fundação criado por esses incríveis Booktubers. Adorei. Parabéns, Gabriela e Renan!

Com os Booktubers Renan Rocha e Gabriela Pedrão 

A Feira Nacional do Livro faz parte do calendário cultural de Ribeirão Preto e região. Trata-se de uma feira reconhecida nacionalmente e consolidada como um dos mais importantes eventos do interior e uma das sete maiores feiras literárias da América Latina. 
A 16ª edição da Feira Nacional do Livro de Ribeirão, como em todos os anos, faz homenagem a um país. Desta vez é a Colômbia, considerado o país das bibliotecas. Quanto aos escritores celebrados, a premiada Lygia Fagundes Telles é a escritora do ano, atual membro da Academia Brasileira de Letras e da Academia das ciências de Lisboa. Na categoria infantojuvenil, a autora homenageada é Maria Clara Machado, escritora e dramaturga de sucesso entre crianças e adolescentes. O filósofo, escritor e educador Mario Sergio Cortella é o destaque na categoria autor educação e a premiada Rita Mourão, atual integrante da Academia Ribeirãopretana de Letras, é a homenageada na categoria autor local. Como patrono, a Feira indicou o empresário e Fundador do Grupo Rodonaves, João Naves. Nesta edição, o evento mantém seus pilares associados aos princípios da democratização do acesso ao livro e à leitura ao realizar uma programação de atuação diversificada com: saraus, contação de histórias, exposições de livros, salão de ideias, palestras, oficinas, música, dança, teatro e outras modalidades. 

Confira a programação completa da Feira do Livro de Ribeirão Preto AQUI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário