quinta-feira, 16 de junho de 2016

FEIRA DO LIVRO A Poeta Alice Ruiz fala sobre Poesia e Haicai


"Haicai é um poema de origem japonesa, que chegou ao Brasil no início do século 20 e hoje conta com muitos praticantes e estudiosos brasileiros. No Japão, e na maioria dos países do mundo, é conhecido como haiku. Consiste em 17 sílabas japonesas, divididas em três versos de 5, 7 e 5 sílabas
Contém alguma referência à natureza (diferente da natureza humana);
Refere-se a um evento particular (ou seja, não é uma generalização);
Apresenta tal evento como "acontecendo agora", e não no passado.
No transplante do haicai para outros países, algumas das regras anteriores são seguidas com maior ou menor fidelidade, enquanto outras podem ser mesmo ignoradas, dependendo de cada poeta ou da escola seguida. Nestas páginas, tentaremos definir o haicai escrito em português, especialmente a partir do ponto de vista do Grêmio Haicai Ipê, grupo que se reúne desde 1987 para estudar e praticar esta forma poética."

A poeta (como prefere ser chamada) Curitibana Alice Ruiz começou a escrever na adolescência e durante muito tempo divulgou seus poemas somente em revistas e jornais. Publicou seu primeiro livro aos 34 anos de idade e através do poeta Paulo Leminski, com quem foi casada e teve três filhos, foi apresentada ao Haicai, ao Zen e suas diferentes modalidade e práticas. Em 2009, recebeu o Prêmio Jabuti pelo livro "Dois em Um".

Alice fala pouco sobre a poesia no seu íntimo, mas falou bastante sobre feminismo, o que é Haicai e como a poesia pode quebrar regras e mover a linguagem: "A poesia é a voz do contemporâneo...se tem algo que sabe quebrar as regras é a poesia e o que move a poesia é a linguagem. Quando você conhece a raiz das palavras, você conhece a poesia das palavras. Não basta saber escrever bem poesia, tem que saber dizer bem a poesia".

Eu já conhecia alguma coisa da Alice e fiquei encantadíssima com a voz calma e marcante, seu jeito de ser e de escrever e de proclamar poesia. Fiquei mais apaixonada do que já era. Muito fofa, inteligente e sensacional essa Alice Ruiz! Não pude deixar de gravar alguns momentos para dividir com vocês. Estou curtindo bastante a programação da Feira do Livro desse ano. Obrigada, Alice, por suas poesias! 

Confiram uma parte do bate-papo:





Nenhum comentário:

Postar um comentário