terça-feira, 12 de julho de 2016

RESENHA Chega de açúcar de Sarah Wilson


Título: Chega de açúcar
Título Original: I Quit Sugar
Autora: Sarah Wilson
Editora: Sextante
Sinopse: Sarah Wilson sempre achou que sua alimentação era relativamente saudável – até saber a quantidade de açúcar escondido na comida e quanto isso afetava a sua vida. Quando ela se deu conta de que o consumo de açúcar poderia estar associado a oscilações de humor, ganho de peso, problemas de sono e doenças relacionadas à tireoide, decidiu acabar com isso de vez. 
O que começou como uma experiência logo se tornou uma missão: alertar sobre os perigos da substância e oferecer alternativas saudáveis e saborosas. Neste livro, a autora conta o que fez para conseguir se livrar da dependência, compartilhando ferramentas, truques e dicas inspiradoras. 


Quando eu era criança minha avó colocava açúcar em quase todas as frutas que eu ia comer. No copo de leite eram duas colheres de Nescau e uma de açúcar. Vóvis colocava açúcar até na cerveja preta. Sim pasmem! A minha senhorinha não tinha nenhum problema de saúde! Nenhuma diabetezinha. Choquem! Por conta dessas e de outras eu sempre fui muuuuuito formigona. Tempo desses meu exame de sangue a glicose bateu no 100 e eu tremi na base, mas não foi por isso que escolhi ler este livro. O título me chamou atenção pois eu sempre imaginei impossível ter uma alimentação SEM açúcar. Eu também esperava ter algumas boas ideias de receitas e ainda mais motivação para cortar o açúcar do meu dia-a-dia comendo.


Eu gostei e não gostei. Gostei pois vi que é possível viver sem açúcar, mas não gostei pois alguns ingredientes, infelizmente, aqui no Brasil são muito caros e impossíveis de encontrar. Claro que sempre existe a substituição, mas infelizmente algumas receitas não são para o 'homem comum', por exemplo, Chia e Quinoa de café da manhã?

Teremos que fazer um esforço grande para seguir restritamente a dieta proposta por Sarah Wilson. Mas como ela mesma disse, não precisamos nos torturar. Existem um programa muito legal, diferente e super interessante de "desintoxicação" que explica o porquê é muito difícil não ceder a esses desejos, porque ceder irá destruir todo o processo. Outra coisa que achei muito bacana é como Sarah escreve de uma forma leve e de fácil entendimento mostrando a quantidade de açúcares ocultas ou até mesmo alimentos que não contaríamos como açúcar, que são de fato, cheio de açúcar, mesmo que seja frutose. Whatever!


Eu indico o livro super! Existem receitas muito saborosas que eu mesma testei e antes de fazer pensei “hummm sei não” e paguei a língua. Outra coisa é a diagramação! Senhor! A Sextante está cada vez se superando. É um livro muito bacana de receitas para se ter na cozinha e presentear todos que curtem mexer com as panelas.

Ficamos contentes que a autora adorou nossa foto e twittou duas vezes em seu twitter pessoal =D


Parabéns, Sarah! Obrigada! Sucesso!




Nenhum comentário:

Postar um comentário