segunda-feira, 12 de setembro de 2016

RESENHA Caixa de Pássaros de Josh Malerman

Por Isabela Silva

Título: Caixa de Pássaros
Título Original: Bird Box
Autor: Josh Malerman
Páginas: 272
Editora: Intrínseca

Sinopse: Romance de estreia de Josh Malerman, Caixa de pássaros é um thriller psicológico tenso e aterrorizante, que explora a essência do medo. Uma história que vai deixar o leitor completamente sem fôlego mesmo depois de terminar de ler. Basta uma olhadela para desencadear um impulso violento e incontrolável que acabará em suicídio. Ninguém é imune e ninguém sabe o que provoca essa reação nas pessoas. Quatro anos depois de tudo ter começado, restaram poucos sobreviventes, incluindo Malorie e seus dois filhos pequenos. Morando numa casa abandonada próxima ao rio, ela sonha há tempos em fugir para um local onde sua família possa ficar em segurança. Mas a jornada que têm pela frente será assustadora: 32 quilômetros rio abaixo em um barco a remo, vendados, contando apenas com a inteligência de Malorie e os ouvidos treinados das crianças. Uma decisão errada e eles morrem. E ainda há alguma coisa os seguindo. Será que é um homem, um animal ou uma criatura desconhecida?

Eu refleti muito sobre esse livro depois que acabei de lê-lo. Fiquei pensando em sua história e seu contexto. É um livro de leitura fácil, mistérios e intrigas. Muitas vezes fico sem palavras para descrever o que ele é e qual o sentimento que eu tive quando li essa obra. 

Medo? Isso é óbvio que senti, principalmente em determinadas partes do texto, me comovi várias vezes com a força de vontade de Malorie em seu plano de salvar seus filhos. Confesso que se fosse eu no lugar dela desistiria no primeiro instante até porquê descer um rio vendada e saber que tem algo te seguindo, e confiar somente na audição aguçada de seus dois filhos de quatro anos de idade, isso não deve ser nada fácil. 

“Caixa de pássaros” conta a história de Malorie que luta bravamente para sobreviver em um mundo totalmente diferente daquele que estava acostumada. Depois de várias mortes misteriosas, incluindo a de seus pais e sua irmã, provocadas por ataques de uma criatura que ninguém sabe o que realmente é, não sabemos se é um homem, um ser de outro planeta, sua fisionomia é mantida em sigilo até o ultimo ponto final do livro, e isso é o mais impressionante.  

Depois da morte da irmã, Malorie que está grávida, se muda para uma casa de sobreviventes ao ataque da criatura. Nesta casa eles são obrigados a viver com dificuldades e com água sendo tiradas do poço no fundo da casa, já que saneamento básico não existia mais ali. Quando eles iam pegar água eram obrigados a colocar uma venda nos olhos, por que? Porque seja o que fosse que estava matando aquelas pessoas, uma das coisas em comum era que as pessoas viram algo antes de morrer. As janelas e frestas da casa eram todas tampadas, para não correr o risco de morte. Os alimentos eram enlatados, estocados no porão da casa, e eles faziam a contagem toda semana. 

Os nomes dos filhos de Malorie só são revelados no final do livro e tem uma explicação para isso - que não irei falar pois vocês vão ler esse livro. 

A história que Josh Malerman cria é incrível e há momentos no livro que você não saberá como reagir, assim como eu, que não sei o que pensar dele até hoje, a única coisa que sei é que esse livro é inexplicável, simplesmente magnifico. 

“Em outras palavras (guarde isto!): O HOMEM É A CRIATURA QUE ELE TEME”

“Hoje você vai ter que abrir os olhos”

Nenhum comentário:

Postar um comentário