segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

RESENHA As cordas mágicas de Mitch Albom

Por Maju Raz

Título: As Cordas Mágicas
Título original: The Magic Strings of Frankie Presto
Autor: Mitch Albom
Editora: Arqueiro
Páginas: 352

Sinopse: Francisco Presto nasceu numa pequena cidade da Espanha em plena guerra civil. Com a infância marcada por tragédias, Frankie se torna pupilo de um professor de música cego, que se dedica a lhe ensinar tudo o que sabe. Ao completar 9 anos, ele foge para os Estados Unidos carregando consigo apenas seus bens mais preciosos: um violão e seis cordas mágicas. Com um talento fora do comum para tocar e cantar, Frankie rapidamente alcança o estrelato e influencia o cenário musical do século XX, apresentando-se ao lado de nomes consagrados como Elvis Presley e Little Richards. No entanto, seu dom se transforma em um terrível fardo quando ele percebe que pode afetar o futuro das pessoas: uma corda de seu violão fica azul cada vez que uma vida é alterada. No auge do sucesso, assombrado por seus erros e por seu estranho poder, Frankie sai de cena por anos, apenas para ressurgir para um espetacular e misterioso adeus.

"Toda perda deixa um vazio no coração."

A música é um dos muitos talentos com que algumas pessoas nascem, outras adquirem durante a vida. A música tem poder curativo, terapêutico e pode até absorver nossas memórias com uma melodia única nos levando de volta ao passado ou a alguma situação específica. A música mudou e muda o mundo e estará conosco do início ao fim da vida. Estou refletindo sobre isso pois é exatamente disso que este livro fala: Música – melhor – A MÚSICA FALA.

"Todo mundo entra numa banda nessa vida. De um jeito ou de outro, a banda se desfaz."

Se você já leu “A menina que roubava livros” e curtiu, tenho certeza que irá amar este livro também. Como eu disse, a história é narrada pela Música e intercalada com entrevistas com músicos famosos de muitas idades e gêneros. É uma história cheia de música que pode ser acompanhada pela playlist no Spotify que fala de amor, sinfonia e como a vida pode ser alegre, triste e linda como uma canção. Mitch Albom compôs uma grande música em forma de livro!

“Sou a Música. E estou aqui pela alma de Frankie Presto. Não toda ela Só a porção muito grande que ele pegou de mim quando veio ao mundo. Por mais bem utilizada que seja, sou um empréstimo, não uma posse. Você me devolve ao partir.”

A Música nos narra a vida de Frankie Presto perdendo a mãe, ainda bebê, no meio da Guerra Civil Espanhola e depois sua adoção por um vendedor de sardinhas e sua formação musical como um menino com um professor cego e pra lá de especial (leiam e descubram o motivo <3). Os capítulos são divididos em 5 partes da vida de Frankie: De sua infância até os dias atuais intercalados com pessoas famosas contando as histórias que tiveram com Frankie.

"Todos os humanos são musicais. Por que outro motivo Deus daria a vocês um coração pulsante?"

A narrativa em terceira pessoa é individualizada com a Música contando tudo de uma forma fantástica e mágica, nos deslumbrando com passagens que tocam a alma e o coração fazendo jus ao título do livro.

"Riqueza nunca definiu a música. O que é tocado de coração pode ser tocado em qualquer lugar. Em qualquer coisa."

A Música foi a antítese da vida de Frankie – foi sua luz e sua maldição. Não posso entrar em detalhes profundos senão estrago a mágica que essas 350 páginas tem. Um livro cheio de ritmo que só faz aumentar a riqueza desta obra e torna-o lírico. Leia! Vai mudar seu modo de ver muitas coisas na vida e vai ser uma baita terapia com toda essa musicalidade.

"Talento é um pedaço da sombra de Deus. E, debaixo dessa sombra, as histórias humanas entrecruzam-se."

Mitch Albom é autor de seis livros, entre eles A última grande liçãoAs cinco pessoas que você encontra no céu e Por mais um dia, publicados pela Editora Sextante. Suas obras já foram traduzidas para 42 idiomas e tiveram mais de 28 milhões de exemplares vendidos.
Um dos jornalistas esportivos mais premiados dos Estados Unidos, trabalha como colunista de jornal e apresentador de rádio e de televisão. É também roteirista, músico e colaborador de várias instituições de caridade. Atualmente mora em Detroit com a esposa, Janine.





Um comentário: