segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

CLUBE DO LIVRO FNAC: O último post: 2012 - "O ano da leitura mágica"



Por Maju Raz


Quando comecei a participar dos primeiros encontros do clube de leitura na FNAC, a convite da Francine, nunca tinha pensado seriamente sobre o tema... A idéia da Fran de promover esses encontros literários surgiu com o objetivo de reunir os fãs de literatura e logo ganhou nosso apoio (e da FNAC) já que sempre dividimos o interesse por livros, discutindo literatura, trocando roubando hihihihi que horror e emprestando livros uma das outras. Tá mas... Porque estou falando isso? Ah, deve ser o fim do ano que me deixa nessa pieguice toda...

Bom, se eu pudesse fazer um balanço de 2012, diria que foi um ano diferente, de muitas derrotas, mas muitas leituras, muitas conquistas, vitórias e aprendizados. Nosso primeiro livro escolhido por nós, equipe Sociedade do Livro, para debater no primeiro encontro em janeiro foi “O ano da leitura mágica” da escritora Nina Sankovitch. A obra sugeria se identificar com a proposta do nosso clube de leitura. Nesse livro, a autora propõe a si mesma um grande desafio após a morte da irmã: ler um livro por dia durante um ano, o que a fará perceber a capacidade que os livros têm de moldar nossas vidas e servir como uma terapia. E pra mim 2012 foi bem isso - o ano da leitura mágica.

Não consegui realizar todas as minhas metas  será que alguém conseguiu realizar todas as suas metas?   nem conseguimos um clube do livro com mais de vinte pessoas. Mas conseguimos mais que isso. Conseguimos O NOSSO clube do Livro. No começo o desespero de não ir ninguém aos encontros reinava em nossos corações (sim meu apelido é rainha do drama). Cada mês corríamos na FNAC praticamente todos os dias da semana para panfletar, “vender o livro” e fazer propaganda do próximo encontro (também sou conhecida como garota hipérbole): “Olá, boa tarde! Já conhece o Clube do Livro da FNAC? Não? Ah então...todo mês discutimos um livro assim assim assado e bláblábláblá. Se não quiser comprar o livro, se não quiser ler ou não leu não tem problema, venha mesmo assim. Temos sorteio de brindes e ainda vocês podem votar no livro do próximo mês” (hehehehe). Mas os dias passavam e as pessoas especiais foram tendo presença a cada mês e nosso clube do livro foi sendo formado. O site também foi crescendo aos poucos e de grão em grão fomos conseguindo as parcerias. Aiai. Até parece que foi mês passado tudo isso...

E é com o último post do ano a que venho (em nome de todas) agradecer a vocês nossos queridos leitores por nos acompanhar, pela constância e confiança. Aos pais, irmãs, amigas (Carla Stechini e Camilinha) e amigas de irmãs que foram aos muitos encontros. Agradeço também a todos os nossos parceiros (TriBooks/Paula), escritoras amigas - Camilla Prietto, Fabiane Ribeiro, JulianaFerreira e Selene d’Aquitaine - e pessoas, que com muito carinho, sempre foram aos encontros. Um agradecimento especial à escritora Vanessa Bosso que sempre nos apoiou, foi aos nossos embates, nos cedeu livros autógrafos e a sua presença única. Não posso deixar de agradecer também ao carinho das meninas fofíssimas Camila Takahashi, Carla Rojas, Kátia Montero e Giu Fernandes.  Muito obrigada pelas risadas, opiniões e presenças! E o “obrigado especial do blog” vai para a web leitora Janaína Barreto que sempre nos visita e comenta. Somos gratas a FNAC pelo espaço cedido e às editoras Arqueiro/Sextante e Universo dos Livros pelo comprometimento com a parceria e por sempre presentear o pessoal que compareceu as reuniões do clube com sorteios de brindes. Por fim, e não menos importante, agradeço as minhas amigas Francine (que começou com isso tudo), Juliana e Rosane. Obrigada por serem minhas companheiras literárias e diárias, mas acima de tudo por me aceitaram e por serem pessoas especiais as quais posso chamar de amigas!



2012 indo embora e 2013 chegando...Eu e todas nós da Sociedade do Livro desejamos a vocês leitores carinhosos e atenciosos, um ano de novos passos e novas realizações lotado de livros, histórias e leituras! 


Venha 2013! Maravilhe-nos! 
Beijos e abraços ^-^

5 comentários:

  1. Que lindo!!! Ah, Maju, se eu pudesse teria participado de todos os Clubes. Adoro os "embates" entre vcs, as opiniões diversas sobre um mesmo livro são a melhor parte desses encontros. Um beijo enorme e que venha 2013, repleto de encontros, leituras e muita diversão!!!

    ResponderExcluir
  2. Adorei o post. Quero muito participar nesse ano de 2013. [Estou super ansiosa para que o primeiro encontro do ano seja marcado. HAHAHA] Acho que ler é uma delícia, uma das melhores coisas que existem. Mas melhor ainda é poder compartilhar a leitura e as impressões. *--* Feliz 2013 a todos. Espero estar com você esse ano. :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ju, pena que não deu certo de você participar do nosso último. Mas esse ano tem novidades e em breve anuncio aqui no blog. E esperamos você no encontro!

      Excluir
  3. Oh, que amor! Agradeço pelo carinho, e digo, você é muito importante, aliás, vocês são importantíssimas para mim, nesse ano vocês me fizeram sorrir mais do que imaginam. E sou uma autora privilegiada por ter vocês como leitoras! Meus sinceros abraços e beijos, que 2013 venha arrebentando todas as lembranças ruins, todas as derrotas e lágrimas. Que seja sim, um ano de luta, mas de muito mais vitórias do que derrotas. E que seja um ano de coragem para todas nós!

    Agradeço acima de tudo o carinho e apoio.
    PS: J.F Silva.

    http://escritasobreatela.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. ai, gente, tô emocionada! T____T
    quero agradecer pelo carinho e, claro, dizer que foi um prazer enorme "conhecer" o pessoal aqui da Sociedade. Vocês estão no "roll" dos blogs que tento acompanhar de pertinho, não só visitando, mas comentando sempre que possível. Quero parabenizar à todas pelo blog com conteúdo único! Adoro as matérias diferentes que vocês publicam vez ou outra. ^_^ Certo ou errado, eu me sinto um pouco parte do clube do livro de vocês (dê licença, tá? rs). E, Maju, esse ano também foi o ano da leitura mágica pra mim. Os livros foram meus companheiros e trabalharam a minha "volta à vida" juntamente com a minha querida terapeuta. =P

    que 2013 venha com tudo! \o/ feliz ano novo!

    ResponderExcluir