quarta-feira, 5 de setembro de 2012

CLUBE DO LIVRO: 8° Encontro Sociedade do Livro no espaço de Eventos da FNAC Ribeirão Preto

Por Sociedade do Livro


Aconteceu dia 21 de agosto de 2012 às 19h30 o oitavo encontro da Sociedade do Livro no espaço de eventos da FNAC de Ribeirão Preto. O livro discutido foi o clássico “Emma” de Jane Austen.


O livro narra a história de uma menina mimada que possui uma personalidade independente para sua época que não possui pensamentos de se casar um dia. Porém, Emma adora juntar casais para o matrimônio e assim Jane Austen narra sobre as peripécias de Emma em ajudar os outros e acabar montando vários problemas para seus amigos da comunidade.

Debatemos que para ler Jane Austen é preciso realmente uma terapia preparativa para começar a leitura. A narração é pesada e não flui livremente, o que para uns, que não estão acostumados, torna a leitura um tormento. Para aqueles que já estão acostumados e sabem o que esperar de Austen, “Emma” pode vir a ser um dos livros mais engraçados e legais da autora. Jane Austen tem um estilo próprio de escrita que iremos encontrar em qualquer um de seus títulos.

Comentamos sobre os personagens, em especial Harriet, amiga de Emma, que é retratada como uma menina burra e que não sabe tomar as próprias decisões. Algumas gostaram do pobre pai de Emma e outras o acharam um velho chato. Falamos também sobre o simpático Mr. Knightley e que ele perde, talvez, só para o Mr. Darcy de “Orgulho e Preconceito”.

Também debatemos que Jane, diferentes de outros autores clássicos que são lembrados ainda hoje, consegue ser reconhecida, pois seus romances conseguem passar exatamente como era a sociedade na época em que ela vivia. Além de passar os costumes sociais, ela os narra com ironia demonstrando as futilidades do povo daquela época. Levando-nos a identificar o quanto Jane Austen estava a frente do seu tempo. 



Conversamos também sobre o crescimento da personagem principal que no começo do livro era egoísta e mimada e que no decorrer da histórias a personagem cresce com seus erros, mas não perde o sentimento de superioridade que é mostrado do começo ao fim do livro.

Depois de conversamos bastante sobre “Emma”, foi a vez de comentarmos sobre a leitura mais badalada do momento e bem diferente do romance clássico de Austen.  Mr. Grey de “Cinquenta Tons de Cinza” entrou na roda do clube e ficou bastante tempo sendo comentado pelas meninas. Falamos que Ana é muito inocente para a época em que vivemos e que Mr. Grey nem é tanto o monstro que se descreve no livro. Debatemos que o livro não é tão forte para quem já é acostumado a ler livros eróticos, mas que também não é um livro a ser apreciado por todos. Que realmente ele vem sem conteúdo, mas que a história consegue te entreter. Sobre os personagens, ficou meio empatado. Alguns os acharam sem graça, e outros acharam que eles foram a alma do livro.

Depois de fofocarmos muito sobre a vida de Ana e Grey foi chegado a hora de sugerirmos os livros para o encontro de setembro. Uma das meninas participantes do encontro de agosto, que sempre está com a gente no clube do livro, indicou “Sábado a Noite” da brasileira Babi Dewett. As indicações das coordenadoras foram: “Charlotte Street”, “Cuco”, “Malas, Memórias e Marshmallows” e “Xadrez” também da brasileira Fabiane Ribeiro. O pessoal votou e o escolhido foi o suspense “Cuco”, lançamento da editora Novo Conceito.

E chegou a hora dos agradecimentos: Agradecemos a Deborah e a Fernanda pelo apoio da FNAC, às editoras parceiras Arqueiro e Universo dos Livros que nos mandam livros e brindes, e a todo o pessoal que vai conferir o clube do livro. Estamos super felizes por já reconhecermos as carinhas que vem sempre nos ouvir fofocar sobre as histórias e personagens que tanto amamos. 

Ganhadora do livro "Xadrez" de Fabiane Ribeiro

Esperamos vocês no próximo encontro da Sociedade do Livro dia 18 de setembro às 19h30 no espaço de eventos da FNAC Ribeirão Preto para debater sobre o livro "Cuco" de Julia Crouch!

Nenhum comentário:

Postar um comentário