segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

DICA: 5 maneiras de publicar seu livro

Por Francine Estevão
Oi pessoal, o blog da Sociedade do Livro traz hoje uma orientação para todos aqueles que sonham em publicar um livro.
Como eu tenho esse sonho, ando pesquisando muito sobre como fazer. Quais as opções, quais as mais viáveis, etc. Então aproveito e trago para cá um texto que encontrei na internet e que é bastante esclarecedor por apresentar inclusive as vantagens e as desvantagens de cada forma.
5 maneiras de publicar seu livro:
1- Por meio de uma editora: uma das formas mais comuns é entregar seu trabalho para uma editora avaliar. Mas, apesar de existirem, as chances são bem remotas para nomes ainda desconhecidos.
Vantagens: se o livro for aceito pela editora, ele será bem editado e distribuído para as principais livrarias do país.
Desvantagens: as editoras só avaliam livros impressos, não podendo ser entregue de forma digital. Assim você gasta bastante fazendo cópias para distribuir para as mais variadas editoras e torce para que uma aceite seu trabalho. Tem também o fato de que muitas não te dão nenhum retorno caso não aceitem a obra.
2- Pagar pela publicação: o escritor vai até a editora e banca as cópias do trabalho.
Vantagens: o livro será publicado sem ter passado por avaliação evitando assim as comuns recusas das editoras.
Desvantagens: a venda do livro é por sua conta. Você vai ter que montar uma rede de divulgação e batalhar a venda de cada exemplar pelo qual você pagou.
3 – Clube de Autores: por meio deste site http://clubedeautores.com.br/ os livros são publicados gratuitamente e a impressão é feita sob demanda. O livro fica disponível no site e quando alguém interessado comprá-lo, ele é impresso e encaminhado para o comprador.
Vantagens: Não tem custo para o autor e não há vínculos autorais, permitindo que o autor procure outras editoras. Além da divulgação que é feita no site.
Desvantagens: O preço final para o comprador é alto, o que desestimula muitos leitores a comprarem seu livro.
4- Contratar um agente literário:
Vantagens: a obra é encaminhada para um maior número de editoras e você conta com o auxílio de um profissional com bons contatos na área.
Desvantagens: os serviços do agente literário são pagos, sendo que alguns cobram uma taxa até mesmo para analisar seu livro.
5- Publicar na internet: é a forma mais fácil das cinco de levar seu trabalho aos leitores.
Vantagens: o livro atingirá um maior número de leitores e com a popularização dos livros digitais, eles são uma boa opção para fazer seu livro ser conhecido.
Desvantagens: a divulgação é por sua própria conta e não há retorno financeiro a menos que o download seja cobrado. Além disso, você não vai ter seu livro na estante dos seus leitores.

fonte: http://www.viscerasliterarias.com/2009/03/5-maneiras-de-publicar-seu-livro.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário