terça-feira, 27 de dezembro de 2011

RESENHA: "Minhas Lembranças" de Juliana Ferreira

Por Francine Estevão

Título Original: Minhas Lembranças
Ano de Lançamento: 2011
Número de Páginas:
154
Categoria:
Romance/Drama
Editora: Lexia

Sinopse: Quando Ônix perdeu seus pais em um acidente na estrada principal da Dinamarca a caminho da comemoração da sua formatura, ela não sabia que poderia sentir o que sentiu. Culpava a si mesma por ter causado aquele desastre e, o pior, lamentava-se por não ter dado o devido valor aos seus pais. Mas já era tarde demais. Seus tios de criação ao ficarem sabendo do acidente lhe convidaram para morar com eles no interior de Londres. Apesar de estar confusa e muito mal, ela se deu a oportunidade de voltar a viver. E, fazendo isso, encontrou com o seu velho amigo de infância, Calebe. Ele fez com que ela esquecesse da sua própria dor assim que olhou aqueles olhos verdes melancólicos. Ao descobrir o motivo da melancolia, Ônix percebeu que aquele sentimento de amizade já não poderia ser mais chamado assim.

Ônix perde os pais em um acidente de carro e tem que mudar para o interior de Londres onde vai morar com os tios e um antigo amigo de infância.

A jovem se sente culpada pela morte dos pais e principalmente por não ter dado a eles o valor e a atenção que mereciam enquanto ainda estavam vivos.

De uma hora para outra, ela precisa encarar as mudanças e se adaptar a nova realidade.

Ela então se descobre apaixonada por Calebe, o único amigo que tinha quando era criança e ia passar os fins de semana na casa dos tios, e um segredo escondido por ele vai contribuir com o amadurecimento de Ônix e ajudar ela a se tornar uma pessoa melhor.

Em meio a tudo isso, a jovem tem ainda que entender um dom especial que ela possui, herdado de seus pais e aprender a lidar com isso, o que da um tom sobrenatural à história.

O relacionamento de Ônix e Calebe acontece de forma natural e muito bonita, mostrando um amor puro e sincero. Apesar dos aspectos sobrenaturais, a história nos mostra personagens bastante reais.

Uma bonita história de como o amor (não só aquele amor romântico, mas também o amor da família e dos amigos) transforma e de como ele é uma das bases para a felicidade.

Um livro rápido de ler com um final muito lindo e que nos deixa a lição de que devemos aproveitar tudo o que podemos enquanto ainda temos a oportunidade.

O livro peca apenas no quesito da escrita por causa de vários errinhos de português. Mas nada que uma boa revisão (que tenho certeza que já está sendo providenciada) não resolva.

Em primeira pessoa, “Minhas Lembranças” tem uma linguagem fácil e é bem rápido de ler. Um romance sensível e recheado de cenas apaixonantes, segredos e mistérios que levam a um ótimo e emocionante final.
E por falar em final, percebi uma certa influência do famoso escritor Nicholas Sparks na história da Juliana Ferreira. Alguns momentos lembram bastante algumas histórias dele, como por exemplo o capítulo cinco que tem um toque de “Um Amor Para Recordar”.

Em breve teremos sorteio de "Minhas Lembranças" aqui na Sociedade. Aguardem!



4 comentários:

  1. Parabéns pela resenha! Estou ansiosa para ler Minhas Lembranças! Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Eu gostei muito do livro da Juh, uma história tocante, muito bonita. O Calebe é surpreendente!

    Beijos,

    Paula

    http://tribooks.blogspot.com

    @Tri_Books

    ResponderExcluir
  3. Ain que lindona essa resenha!!! Fran! Estava esperando a sua opinião!

    Beijocas.

    ResponderExcluir
  4. Que bom que vc gostou, Ju. Adorei o livro!
    bjos

    ResponderExcluir