sábado, 10 de dezembro de 2011

CLUBE DO LIVRO FNAC: Matéria sobre a Sociedade do Livro no Ribeirão Preto Online

Confiram a primeira matéria sobre a Sociedade do Livro no site Ribeirão Preto Online.

Jovens jornalistas criam Sociedade do Livro em Ribeirão Preto; objetivo é reunir fãs de literatura


Fonte: Ribeirão Preto Online/ Vinícius Felix


Os fãs de livros já têm uma data para reservar na agenda do próximo ano. Formada neste ano por quatro amigas de faculdade, a Sociedade do Livro de Ribeirão Preto, um clube que pretende reunir fãs do universo literário, estreia oficialmente em 2012. No dia 18 de janeiro, o grupo faz o primeiro encontro na Fnac do Ribeirão Shopping, às 19h30.

O primeiro livro escolhido para o bate-papo, que será mensal, é o “O Ano da Leitura Mágica” de Nina Sankovitch. Obra que se identifica com a proposta de um clube de leitura. Nesse livro, a autora propõe a si mesmo um grande desafio após a morte da irmã. Ela decide ler um livro por dia durante um ano, o que a fará perceber o poder que os livros têm de moldar a vida e servir como uma boa terapia.

As criadoras da Sociedade do Livro, as jornalistas e amigas de faculdade há quatro anos, Fracine Estevão, Maria Julia Raz, Rosane Dover e Juliana Garzon, não leem um livro por dia, mas são apaixonadas por literatura.

A origem do grupo, de acordo com Francine, veio de repente durante o segundo semestre deste ano. Ela deu a ideia e logo ganhou apoio das amigas, que já dividiam o interesse por livros, fazendo trocas e discussões há bastante tempo.

Sociedade na Internet


Não vai ser preciso esperar até o ano que vem para começar a interagir com a Sociedade do Livro. Enquanto o dia 18 janeiro não chega, os interessados já podem participar das contas do grupo no Twitter, no Facebook e especialmente no blog que reúne notícias, resenhas, dicas e entrevistas feitas pelas quatro jornalistas.


De acordo com Francine, o blog e as redes sociais vai ser a principal ferramenta e extensão do trabalho delas, além do principal meio de divulgação e intereção com os participantes da sociedade.  “As publicações e notícias no mundo virtual das redes sociais causam mais impacto andando juntos com o blog”, afirma Maria Julia.


A primeira conquista notável do grupo foi uma entrevista com a biógrafa escocesa Laura Jackson, autora de biografias famosas de músicos como Bon Jovi, Freddie Mercury e Steven Tyler. Fato conseguido graças a um tweet de Francine para a autora. O post sobre a autora ganhou até comentários em espanhol, o que aumenta as expectativas das meninas para ano que vem.


Público-alvo

A Sociedade do Livro espera um público acima dos 20 anos, mas também acha que é possível a participação de pessoas mais novas. Não há regra ou limite. Na verdade talvez exista só uma, e bem óbvia, paixão por livros.

Leitura

Criar uma organização, clube, site ou blog para qualquer coisa que em especial não envolva, em longo prazo, dinheiro, mas demande muito tempo e dedicação só pode ser fruto de paixão. E essa é a semelhança que se encontra nas meninas que compartilham tanto a profissão quanto o gosto por livros.

Francine afirma que sempre leu por gosto, por achar a literatura uma boa válvula de escape. Afirma estar sempre lendo algo. Diz que chega a ler até três livros ao mesmo tempo. Com Rosane a paixão foi iniciada  aos 9 anos com o livro “Pollyanna” de Eleanor H. Porter.

“Depois que li ele, descobri a aventura que nos é possivel vivenciar com os livros, os personagens que viram nossos amigos. Os livros são capazes de transformar qualquer pessoa, basta ela apertar o botão da imaginação”, afirma Rosane.

Participação

Quem for aos encontros não participará só das conversas, o grupo será democrático e os livros das reuniões seguintes será definido em acordo por todos os participantes.

Outro bônus será a participação de sorteio exclusivos. Interessados em mais informações podem acompanhar a Sociedade do Livro no Twitter e no Blog da Sociedade.


http://www.ribeiraopretoonline.com.br/cultura-entretenimento/jovens-criam-sociedade-br--do-livro-em-ribeirao-preto/45922

Nenhum comentário:

Postar um comentário